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9 passos para planejar a sua campanha nas redes sociais

Por Evelyn Spada

Uma boa campanha de marketing online exige presença profissional nas redes sociais. Toda esta ação não envolve apenas as ferramentas digitais, mas também outras etapas como criação de identidade visual e geração de conteúdo criativo.

Abaixo listamos os principais pontos para ativar uma campanha de sucesso nas redes sociais:

1. Planeje sua ação: Nessa fase é necessário delimitar os objetivos e ações da campanha. O tempo dedicado ao planejamento é fundamental para seguir os próximos passos com sucesso.

Também é preciso decidir o período da ativação da campanha, mas isso pode variar de acordo com a quantidade de ações a serem realizadas.

2. Defina as mídias sociais a serem utilizadas:

Onde meu público está conectado? Esse é o desafio!

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Quando falamos em ‘campanhas de marketing em redes sociais’ não estamos dizendo para atuar no maior número possível, mas sim estar presente naquelas que os stakeholders estão e são mais ativos e engajados. Nessa etapa criam-se os canais (Twitter, Facebook, Snapchat, LinkedIn etc.), os já existentes são customizados e damos início ao Social Media Optimization (SMO) dos perfis.

3. Defina a linha editorial e linguagem utilizada na campanha e na comunicação: Avalie o seu público-alvo e identifique a linha editorial e a linguagem que serão utilizadas. Qual o comportamento desse público e quais redes sociais utilizam?

É imprescindível conhecer o perfil do usuário para definir a linguagem que será utilizada na campanha. Ela vai ser formal ou informal? Mais pessoal ou institucional?.

4. Criar identidade visual e layout para perfis nas redes sociais: Considerando o público-alvo e a linha editorial aprovada, chegou a hora de desenvolver o layout para os conteúdos da campanha – imagens e vídeos, por exemplo.

Quando falamos de campanhas de marketing nas redes sociais, o visual é um dos principais atrativos ou talvez a parte primordial para sustentação da ação. Então, abuse da criatividade!

5. Ofereça conteúdo com boa frequência: Além do visual, outro item que engaja os consumidores é o conteúdo compartilhado. Uma pesquisa realizada em 2014 pela Content Marketing Institute concluiu que as empresas B2C – aquelas que voltam seu produto direto para o consumidor final – estão produzindo 70% mais conteúdo do que nos anos anteriores e 90% usam as redes sociais como uma tática de marketing de conteúdo. Na mesma pesquisa, constatou-se que 90% dos clientes esperam que as empresas compartilhem histórias da marca.

Gerar conteúdo é um passo importante para estreitar a relação da marca com o público, gerar valor, manter todos informados de novidades e mostrar que a empresa é viva, dinâmica e atualizada. Mas, é claro, sempre teste e faça sua programação!

6. Monitoramento das menções à marca nas redes sociais: Uma campanha de marketing digital sem monitoramento não existe. Hoje todos se tornaram formadores de opinião, os usuários utilizam as redes sociais para criticar, elogiar e sanar dúvidas sobre as marcas que consomem. Por isso, as empresas devem planejar sua comunicação a partir do monitoramento das menções à marca nas redes sociais e ouvir o que o seu público está dizendo.

É importante que os envolvidos no plano tenham conhecimento de que o marketing nas redes sociais é baseado em relacionamento e isso leva tempo até começarem a aparecer os primeiros resultados.

7. Interação com usuários – SAC 2.0: Os clientes anseiam pelo atendimento imediato e as empresas precisam estar cientes de que as redes sociais não são parte de um modismo ou passatempo. Nesta comunicação, a conversa não é mais particular. Os consumidores aproveitam a vitrine para compartilhar problemas, críticas e experiências com os serviços e produtos da marca, sem ligar para censuras e sabendo que sua voz será ouvida – se não pela empresa, por demais internautas.

É possível notar que o consumidor não fica satisfeito com processos engessados e respostas automáticas das empresas. É preciso se adequar à linguagem e ao tempo dos usuários, sem perder a qualidade no atendimento.

A era digital força as marcas a adquirirem intimidade com seus usuários. Este relacionamento deve ser transparente, verdadeiro e com respostas imediatas. Para que isso ocorra, a empresa deve estar atenta ao seu público-alvo e definir a persona da sua marca com senso de humor, humildade e honestidade. A característica principal do atendimento 2.0 é a instantaneidade na troca de mensagens.

8. Relacionamento com influenciadores do setor: No plano também é possível avaliar a necessidade de relacionamento com formadores de opinião, celebridades, blogueiros e influenciadores. Esses usuários se especializam em um assunto e engajam e entusiasmam seus seguidores. No entanto, eles também esperam das marcas exposição e credibilidade.

As mídias sociais se tornaram fundamentais para alavancar um negócio e para quem quer ganhar visibilidade e estreitar o relacionamento com o público. Ações opcionais – promoções, relacionamento, vídeos – geralmente demandam um budget extra.

9. Análise de resultados

A análise de resultados é dedicada ao diagnóstico das ações cumpridas e da produção de relatórios. Aqui podemos identificar e planejar novas práticas com base nos resultados obtidos, consolidar o posicionamento da empresa nas redes sociais e criar um novo ponto de contato e relacionamento dos consumidores com a marca.

Analisar o resultado de toda campanha possibilita checar o alcance dos objetivos pretendidos, geração de leads, vendas online, tráfego para o site e fidelização do público-alvo.

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