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5 passos para aprimorar a Diversidade na comunicação

Pensar em diversidade na comunicação há tempos deixou de ser um diferencial e atualmente é indispensável para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer empresa. Ao criar um ambiente inclusivo e diverso, as organizações são capazes de atrair talentos, promover a inovação e estabelecer uma reputação positiva.

No entanto, não basta apenas reconhecer a existência desses grupos na sociedade e criar ações pontuais em datas específicas. É crucial investir em ações afirmativas que garantam o desenvolvimento das pessoas no mercado de trabalho. Por isso, neste artigo, vamos trazer cinco pontos relevantes sobre este tema tão urgente para os dias de hoje:

Cenário da Diversidade

De acordo com um estudo da Blend Edu, startup especializada no assunto, atualmente, 96% das empresas estão realizando campanhas para fomentar programas de D&I.

As cinco principais ações realizadas pelas empresas incluem: 95,9% investem em campanhas para impulsionar uma comunicação inclusiva; 90,4% focam em eventos internos sobre diversidade; 89% destacam os grupos de afinidade; 86,3% fornecem canais de denúncias ou ouvidoria para relatar casos de desvio associados à diversidade; e 80,8% desenvolvem programas de treinamento e capacitação para os colaboradores.

Comunicação Inclusiva

A diversidade na comunicação tem como ponto central a representação de diferentes perspectivas, experiências e culturas nas mensagens e estratégias de comunicação de uma empresa, por isso é importante que as empresas reconheçam que seus públicos são diversos e, portanto, precisam adaptar suas mensagens para alcançar e se conectar com diferentes grupos de pessoas. Além disso, uma comunicação inclusiva permite que todos os colaboradores se sintam valorizados e representados, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Uma das estratégias é garantir que haja representação em todas as áreas da empresa. Isso significa ter uma equipe de comunicação diversificada, com pessoas de diferentes origens, culturas, gêneros, idades, religiões e habilidades. Essa diversidade de perspectivas ajudará a criar mensagens e estratégias mais inclusivas, que sejam relevantes para um público mais amplo.

Na Race Comunicação, buscamos atuar de maneira inclusiva em diversos aspectos. Recentemente, a nossa gerente de comunicação, Maira Manesco, trouxe um pouco do universo da linguagem de sinais para o público LGBTQIAPN+, ensinando como se comunicar em Libras. Confira o vídeo completo aqui.

Políticas e Planejamento

Além disso, é importante desenvolver uma cultura de inclusão e diversidade em toda a organização. Isso envolve criar um ambiente seguro e acolhedor, onde todos os funcionários se sintam valorizados e respeitados. Para isso, é fundamental estabelecer políticas claras de não discriminação e assédio, bem como promover a educação e a conscientização sobre o tema entre os colaboradores.

Avaliar para evoluir

Além disso, é importante realizar avaliações regulares para medir o progresso e identificar áreas que precisam de melhoria. As empresas podem realizar pesquisas de clima organizacional, avaliações de satisfação dos funcionários e análises demográficas para entender melhor a diversidade de sua força de trabalho e identificar lacunas ou desafios.

Outra estratégia eficaz é criar oportunidades para que os funcionários se envolvam ativamente nas iniciativas de D&I. Isso pode ser feito por meio da formação de grupos de afinidade, onde os colaboradores se reúnem com base em suas identidades compartilhadas, como etnia, gênero ou orientação sexual. Esses grupos podem fornecer um espaço seguro para discussões, compartilhamento de experiências e sugestões de melhorias.

Busque fontes externas

Por fim, um dos passos para aumentar a cultura da diversidade nas empresas também é trazer o olhar de vozes externas: convidar palestrantes especialistas no assunto a fim de promover debates e realizar palestras para a equipe, se inscrever e participar de eventos que tratem do tema, além de incentivar o consumo de conteúdos que complementem a comunicação já feita, como podcasts, livros, entre outros.

Tais ações oferecem oportunidades valiosas de aprendizado e troca de experiências, permitindo que as empresas se atualizem sobre as melhores práticas em D&I. Além disso, ajudam a fortalecer a conexão entre a empresa e diversas comunidades, demonstrando seu compromisso em promover a igualdade e a inclusão. Essa interação também proporciona um ambiente propício para networking, permitindo que as empresas estabeleçam parcerias estratégicas e compartilhem conhecimentos com outras organizações igualmente comprometidas com um futuro melhor para todas as pessoas.

Na Race Comunicação, um dos nossos valores inegociáveis é o compromisso com a diversidade, por isso estamos sempre em busca de novos talentos com os mais diferentes perfis, pois sabemos que assim construímos uma comunicação empática, fluida e eficiente.

Saiba mais sobre a nossa história aqui

 

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