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Para falar pela empresa treine mais que a oratória

Para falar pela empresa treine mais que a oratória

Representar uma marca ou organização diante da imprensa vai muito além do treinamento de oratória.

Trata-se de estabelecer uma imagem que irá representar àquela instituição para toda uma comunidade corporativa e social. É preciso ter em mente que a comunicação está diretamente associada com a construção de uma imagem, pois é através de um discurso que uma figura sobre a empresa será criada.

Esse processo denomina-se ethos, método que visa garantir o sucesso do empreendimento oratório, auxiliar na postura do locutor ao conversar com a mídia e fortalecer seu poder persuasivo.

É fundamental, enquanto responsável por uma organização, priorizar seu media training e estabelecer um processo comunicativo eficaz, desenvolvendo sua capacitação discursiva e estando a par das estratégias que a compõe, pois serão elas que irão ajudar no convencimento do interlocutor.

Uma imagem vale mais que mil palavras

No media training, o objetivo central do porta-voz é vender uma imagem para que seu público reaja de acordo com seus interesses. Para trabalhar o seu marketing de conteúdo é necessário transmitir uma imagem que vá de encontro aos valores da empresa, de forma que seu ethos seja compatível ao que a empresa defende.  Dessa forma, tanto a essência do discurso quanto o posicionamento da marca ficam mais claros.

Conhecer o seu público-alvo, o que ele espera de sua organização e de que forma enxerga sua marca também é um passo crucial no media training pois, a partir daí, será possível determinar quais recursos serão utilizados na oratória para que favoreçam a imagem.

Além disso, se manter firme e mostrar tranquilidade é o que irá fazer com que seu público avalie sua comunicação e a forma como transparece a imagem que representa, auxiliando na compreensão do assunto abordado e despertando o interesse do ouvinte.

A partir do momento em que a oratória estabelecida dialoga com os valores da empresa, a imagem construída do porta-voz passa a ter valor compatível com o branding, estabelecendo maior credibilidade no ambiente corporativo e social, de forma a ser lembrado de maneira positiva, ganhando maior espaço na mídia e, portanto, que a marca seja reconhecida com maior facilidade.

Focando neste conjunto de regras, o caminho para o sucesso no media training será certeiro. Prepare-se: o porta-voz da sua empresa será muito mais requisitado e lembrado como a pessoa certa para sanar qualquer dúvida sobre a organização.

Por Ana Luiza Antunes

 

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