Pesquisar
Close this search box.
parceiros internacionais

Como o mercado de comunicação brasileiro pode aprender com agências de outros continentes

Race Comunicação conta sobre expectativa de benchmarking com mercados da Índia e África 

Na última semana, a rede global de agências, Public Relations Global Network (PRGN), incorporou duas novas agências nos mercados emergentes da África e da Índia como membros, aumentando seu portfólio de atendimento e parceiros internacionais, que conta com clientes em todo os cinco continentes. 

A novidade eleva o número de agências membros da rede para 54 e acrescenta estratégias locais de RP, além da experiência em comunicações integradas de escritórios em cinco países da África Subsaariana e três grandes cidades na Índia.

Desde 2021, a Race Comunicação é a única agência brasileira integrante da rede, o que tem possibilitado desenvolver diversas ações em conjunto com parceiros internacionais e ao mesmo tempo aplicar novas estratégias para os clientes atendidos no país. 

“O desenvolvimento estratégico de comunicação da Race, e o trabalho como um todo, tem sido cada vez mais alinhado com o que está sendo feito lá fora. Isso porque o nosso relacionamento com os parceiros da PRGN também se torna cada dia mais próximo, transformando a agência em uma grande catalisadora de novidades com o benchmarking que fazemos diariamente com as outras 53 agências parceiras”, afirma o Sócio Fundador da Race Comunicação, Rogério Artoni.

Know-how asiático e africano 

Um dos novos parceiros internacionais na Índia, Mileage Communications (India) Private Ltd. é uma agência de comunicação de marketing estratégico e relações públicas de serviço completo com uma rede de escritórios nas principais cidades indianas – Nova Deli, Mumbai e Chennai – proporcionando alcance em todo o país. 

Fundada em 1998, a Mileage Communications India tem no histórico de atendimento  uma ampla gama de clientes globais de diversas indústrias. Como uma joint venture com o membro de longa data da PRGN Mileage Communications Pte. Ltd. de Cingapura, a empresa já tem fortes relações de trabalho com várias agências associadas da PRGN. Isso significa uma grande experiência e profundo conhecimento da mídia e do mercado indiano, bem como uma equipe interna dedicada a RP e Digital com foco em novas e emergentes plataformas de mídia online. 

Os principais clientes da Mileage Communications India incluem o Hong Kong Tourism Board, Fareportal Inc, MTI Network, Countrywide Services, Crimson Education entre muitos outros.

De acordo com o diretor administrativo da Mileage Communications India, Sunil Puri, “Somos um escritório satélite membro da PRGN há mais de quatro anos e ganhamos tremendamente com esta rede, tanto no aprendizado como no desenvolvimento comercial. Estou muito feliz que a Mileage é agora um membro completo da PRGN, e esperamos continuar a trabalhar de perto com outros membros e agregar valor através de uma troca de conhecimento e negócios nos dois sentidos”.

Já o novo membro da PRGN na África, The Newmark Group Limited, é uma das consultorias independentes de marca e comunicação que mais cresce na África. Com sede em Nairóbi, Quênia, a empresa opera uma presença profissional em mais de 30 países na África.

Fundada em 2010, The Newmark Group é uma empresa pan-africana de comunicação e posicionamento de marca que alavanca o poder da confiança da marca para fomentar o crescimento das empresas e organizações. Com uma pegada que abrange todo o continente africano, a equipe da Newmark fornece estratégias de comunicação que capacitam os clientes a envolver seus ecossistemas de partes interessadas, enquanto emergem como líderes em seus setores. Para este fim, a Newmark construiu um grupo de agências locais que consistentemente fornece insights, estratégias, narrativas e execução de missão crítica.

“Desde a criação da Newmark em 2010, nosso profundo desejo é ajudar a construir um mundo que proporciona prosperidade inclusiva para todos. Para nós, isto significa um mundo onde indivíduos e comunidades têm o poder de maximizar seu potencial e perseguir seus sonhos. A adesão à PRGN fortalece nossa capacidade de fazer isso, pois nos permite ir ainda mais longe em conectar, capacitar e ativar marcas para se tornar uma força do bem, não apenas na África, mas globalmente”, afirma Gilbert Manirakiza, Fundador e CEO do The Newmark Group. 

Novas estratégias para o mercado nacional

Segundo Rogério, a entrada de dois novos membros de outros continentes só tem a somar ao leque de estratégias de comunicação que podem ser aplicadas aos clientes brasileiros da agência, trazendo ainda mais diversidade cultural e intelectual para o mercado nacional. 

“Sendo uma agência que acredita em grandes transformações, no aumento da pluralidade na comunicação, tenho certeza de que haverá muitas trocas positivas com os dois novos parceiros internacionais, pois teremos a oportunidade de também aprender um pouco do funcionamento desse mercado, que ainda é pouco explorado no Brasil estrategicamente falando”. 

A Race Comunicação segue em pleno movimento de expansão e a presença cada vez mais atuante na PRGN com parceiros internacionais tem sido a principal aliada à essa nova fase de crescimento da agência. 

 

Posts relacionados