10 coisas que uma agência de comunicação corporativa pode fazer

10 coisas que uma agência de comunicação corporativa pode fazer pela sua marca

Por Rogério Artoni

Uma agência de comunicação corporativa ou empresarial e que atua em várias áreas, e ao mesmo tempo, pode ser a melhor solução para quem está muito preocupado com sua marca, o maior patrimônio de uma empresa. Para deixar de ter uma comunicação operacional e passar a ser uma comunicação estratégica, listamos abaixo, alguns dos benefícios de se ter uma agência de comunicação corporativa integrada, ou seja, que atua com relacionamento com imprensa (conhecido também por assessoria de imprensa), comunicação interna, produção de conteúdo, eventos e gestão de redes sociais tudo alinhado com o planejamento estratégico de sua empresa e sua marca.

Agência de Comunicação Corporativa

1.Relacionamento – Se relacionar com vários públicos e com todos ao mesmo tempo, exige um grande esforço por parte das empresas. Uma agência de comunicação corporativa que tenha essa expertise de como “falar” com cada público, de qual forma, como, onde… pode auxiliar nessa árdua tarefa. O relacionamento que uma agência de comunicação pode construir não fica apenas no “comunicar” por revista interna e para o público interno, fazer um post no Facebook ou mandar um release para jornalistas. Uma agência de comunicação corporativa que faz um ótimo trabalho, realmente constrói relacionamentos verdadeiros através de encontros com jornalistas, eventos com blogueiros, eventos internos; tudo com uma comunicação integrada e direcionada para cada público.

2.Engajamento – Apesar de parecer que essa palavra está na moda, sua definição no Dicionário Houaiss diz que ela significa “dedicar-se com afinco, abraçar um ideal filosófico, político etc”. É isso que uma agência de comunicação empresarial (ou corporativa!) pode fazer. Através do mapeamento de públicos, de análises para identificação de personas, sugestões de aplicações, entre outras ferramentas que vão muito além da gestão de redes sociais; pensamos nas melhores formas de fazer com que seu público se dedique a algo que a marca precisa.

3.Reputação – Reputação está diretamente ligada às marcas e sua construção é algo que leva tempo, muito esforço e precisa de muita dedicação, análises, mensurações, dados…. Construir a reputação é algo que uma agência de comunicação corporativa pode fazer reduzindo a margem, ou gap, entre como a sua marca quer ser vista e como ela realmente é vista pelos stakeholders e dessa forma, gerando sentimentos e atributos intangíveis para a marca.

4.Reforço de marca – Para reforçar a sua marca, uma agência de comunicação pode pensar nas melhores estratégias para cada um dos públicos e reforçar através de relacionamento com a imprensa (gerando mídia espontânea), através de uma gestão de redes sociais apurada e direcionada, através da criação de conteúdo para o blog ou site da empresa (melhorando o resultado da busca orgânica por palavras-chave). Promovendo eventos com blogueiros, vlogueiros, influenciadores.

5.Relação com imprensa – Sim, a tradicional assessoria de imprensa está mudando de nome e hoje ela é mais conhecida como relações com a mídia ou relações com a imprensa. Esse trabalho deve ser feito pensando no planejamento estratégico da empresa e através de ações que vão muito além do tradicional release e passam por encontros estratégicos com jornalistas que tenham relação com o mercado onde a marca atua, propondo pautas, sugestões de matérias e outros temas que façam com que a mídia seja favorecida e sua marca também.

6.Cuidar e comunicar com público internoCometer erros em comunicação interna, nem pensar. Apenas comunicar o público interno já não resolve mais as questões e necessidades que as empresas enfrentam, é preciso cuidar. Isso é algo que as melhores agências de comunicação podem fazer, sem dúvida, elaborando pesquisas de clima, pensando nos anseios dos funcionários, nas necessidades das empresas e seus departamentos, nas melhores formas de se comunicar entre outras ações.

7.Relação com influenciadores digitais – Algo muito parecido com o trabalho de assessoria de imprensa é o trabalho de relacionamento com influenciadores (online ou não!). Esse público está a cada dia se tornando mais relevante e cada vez mais, mais importante para as empresas e suas marcas. Relacionamentos, brindes, viagens, encontros, aulas, tudo é possível com influenciadores e com uma agência de comunicação realmente integrada para trabalhar em favor da sua marca.

8.Transformar o porta-voz da marca em fonte – Imagine que o principal porta-voz da sua marca seja também o principal porta-voz para os jornalistas, blogueiros, vlogueiros, intagramers? Sim, isso é possível com media training, speaker training e muita dedicação na construção dos relacionamentos com esses públicos extremamente importantes para as empresas.

9.Manter a estratégia da marca alinhada com objetivo – Parece óbvio, mas nem sempre é o que acontece. O objetivo deve ser sempre analisado e a marca deve seguir ele e vice-versa. Uma agência pode ajudar e muito nisso.

10.Reduzir o gap entre como ela quer ser vista e como ela é vista – Já falamos ali em cima, mas se você quer que a sua marca seja notada como a mais sofisticada do mercado e as pessoas a vêm como uma marca muito simples. Isso pode ser um problema e pode, inclusive, gerar grandes problemas e reduzir a margem de lucro e provocar queda nas vendas de um produto.

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