por Helena Sereza
Em um mercado cada vez mais competitivo, o investimento em novas maneiras de consolidação de marca se mostram extremamente necessárias. Para conquistar um engajamento de sucesso de uma marca ou empresa com seu público, é fundamental trabalhar com métodos efetivos de comunicação – tanto a externa, quanto a interna.
Para compreendermos o papel de cada uma, este insight irá apresentar as principais diferenças e semelhanças de cada formato de comunicação e como ela pode ser aplicada na prática em seis tópicos:
1: Comunicação Interna
2: Transparência entre equipes
3: Comunicação Externa
4: Gestão e Liderança
5: Comunicação Integrada
1: Comunicação Interna
A comunicação interna é voltada para os colaboradores e membros da empresa ou organização, com foco principal no alinhamento entre empresa e funcionários, garantindo que todos estejam cientes dos valores, objetivos e estratégias da empresa, além de novidades e mudanças cotidianas. Saiba como a Race Comunicação atua na comunicação interna de grandes empresas.
Uma boa estratégia de comunicação interna promove a coesão entre as equipes, o estímulo a um ambiente de trabalho saudável e o aumento da motivação para todos os colaboradores. Dentre os canais mais utilizados estão, newsletters internas, intranet, e-mails corporativos e murais digitais. Além disso, é possível utilizar plataformas digitais especializadas para empresas, nas quais funcionários podem compartilhar posts relacionados ao trabalho.
2: Transparência entre equipes
A transparência é um fator essencial entre gestores e colaboradores, uma vez que a troca de informações contribui para o engajamento e retenção de talentos, além de prevenir ruídos que possam gerar conflitos ou desinformação.
Dados levantados pela pesquisa Tendências da Comunicação Interna 2023, realizado em parceria pela Ação Integrada e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), mostra que 88% dos CEOs valorizam ou valorizam muito a Comunicação Interna nas empresas, e 62% das companhias abordadas já possuem reuniões para o aprimoramento de relacionamento, nas quais se discutem resultados, objetivos e questões comportamentais.
3: Comunicação externa
Já a comunicação externa, por sua vez, é direcionada ao público fora da empresa, como clientes, parceiros, fornecedores, investidores, influenciadores e a mídia. Um dos principais objetivos é moldar a imagem pública, e promover seus produtos, serviços ou ideais. Com um bom relacionamento com o público externo, é possível construir para as empresas uma nova reputação, atrair negócios e estabelecer relações sólidas com diferentes stakeholders.
Hoje, há diversas ferramentas e métodos de comunicação externa que as empresas podem utilizar para aprimorar sua conexão com o público desejado. Profissionais especializados nas áreas de social media, assessoria de imprensa, publicidade, design, eventos e marketing digital são capazes de fomentar a criação de mensagens alinhadas com a identidade corporativa da marca.
4: Gestão e liderança
Ambas as formas de comunicação são fundamentais para gestores e lideranças, pois ela garante a conexão e a clareza de objetivos entre a marca e seus colaboradores. Internamente, uma comunicação eficaz fortalece os objetivos corporativos para os funcionários e, externamente, é possível construir e manter a imagem positiva da organização.
Adicionalmente, quaisquer mudanças, para o público geral ou apenas para os colaboradores podem ser transmitidas de forma muito mais eficiente em companhias com um bom investimento em comunicação.
Gestores e líderes que dominam essas formas de comunicação são capazes de promover a transparência e impulsionar o sucesso organizacional. Consequentemente, além de investimentos pessoais, treinamentos de mídia e cursos especializados em comunicação podem formar líderes mais capacitados e empresas preparadas para lidarem com dificuldades, tanto externas como internas.
5: Comunicação integrada
Apesar de não ser recente, o conceito de comunicação integrada passou a se tornar cada vez mais presente nas empresas ao longo das duas últimas décadas. A mesma é uma abordagem estratégica criada para padronizar todas as formas de comunicação de uma companhia ou organização, fazendo com que a mensagem transmitida seja consistente e coerente em todos seus canais. Entenda como funciona a Comunicação Integrada na prática.
Um de seus principais benefícios é a alta capacidade de fortalecer a imagem da empresa no mercado. Quando todas as mensagens são coordenadas e complementares, a percepção sobre a marca se torna cada vez mais positiva e confiável. Além disso, ela permite uma melhor gestão de recursos, já que as ações de comunicação organizadas pela empresas podem ser planejadas de forma conjunta, evitando gastos redundantes e maximizando seu impacto.
Além de pesquisas internas e externas sobre a percepção da empresa, ações como a escolha de embaixadores da marca, ações de marketing, publicidade, relações públicas e endomarketing unificadas podem auxiliar na criação de uma comunicação eficiente.
Embora existam várias diferenças entre comunicação interna e externa. No entanto, investir em uma equipe de comunicação experiente e competente é essencial para a consolidação da marca. Com uma equipe bem preparada e em sincronia, é possível garantir que a mensagem da empresa seja transmitida de forma clara e eficaz, tanto para o público interno quanto para o externo, fortalecendo a identidade da marca e promovendo uma imagem positiva e consistente para o mercado.
Aqui na Race Comunicação trabalhamos com diversas estratégias de Comunicação Externa e Interna para consolidar a sua marca no mercado. Venha tomar um café conosco e descobrir como podemos auxiliar na construção da sua marca.