Por Rodolfo Zanchin
O release ou press release ainda é um dos principais métodos de divulgação utilizados por uma assessoria de imprensa, e é por meio dele que os grandes veículos de comunicação conseguem informações sobre a empresa, seus produtos, eventos, entre outros. Para atrair a atenção dos jornalistas e também dos internautas, são necessárias algumas técnicas específicas. Confira algumas dicas para otimizar o seu release, deixando-o mais objetivo e melhorando sua classificação em sites de busca como o Google ou Bing:
1 – Planejamento: É imprescindível pesquisar dados, imagens, infográficos e o público-alvo do assunto que você irá abordar. Não basta apenas escrever um simples texto, leve em consideração a estratégia que você vai adotar e o resultado final que deseja alcançar.
2 – Conteúdo: Faça a opção por assuntos relevantes e exclusivos relacionados às atividades da empresa. Textos que relatam apenas o trabalho cotidiano da empresa geralmente não são lidos pelos jornalistas, que buscam informações atualizadas e com bom conteúdo para seus leitores. Além disso, esses releases, mesmo se publicados, correm o risco de ter uma alta taxa de rejeição, o que prejudicará seu ranking nas buscas.
3 – Título: O título é a parte primordial de um release, é através dele que você precisa conquistar o jornalista em questão. Não se esqueça que ele recebe vários releases diariamente, então crie um título chamativo que desperte o interesse do jornalista logo de imediato.
4 – Objetividade: Faça uma boa seleção do mailing de jornalistas que você pretende enviar o material. Seja breve e vá direto ao assunto principal, inclua elementos estatísticos e declarações oficiais, pois isso aumentará a notoriedade do release.
5 – Palavras chaves/ tags: Utilize palavras chaves (keywords) para que seu texto seja facilmente encontrado, aproveite para inserir no final tags relacionadas ao texto, pois essa técnica irá elevar a visibilidade do seu release, aumentando a chance que ele apareça entre os primeiros links em um site de busca. Vale a pena conferir também a ferramenta do Google chamada Adwords, através dela você consegue identificar quais palavras chaves os internautas procuram sobre determinado assunto. Incluí-las em seu texto para facilitar a busca aumentará a quantidade de acessos. Acesse o Google Adwords aqui.
6 – Descrição da Empresa: Lembre-se de colocar uma breve descrição de sua empresa, também conhecido como boilerplate, inclua todas as formas de contato e fique à disposição para eventuais ligações.
7 – Revisão: Revise o seu texto prestando atenção aos erros, e se possível, peça para outra pessoa fazer o mesmo, aumentando a garantia de que não ocorram equívocos gramaticais, conceituais ou factuais.
8 – Dúvidas: Esteja convicto que as informações são claras e precisas. A pessoa que irá ler o release nem sempre tem conhecimento suficiente sobre o assunto. Esteja preparado para esclarecer dúvidas e responder perguntas.
9 – Qualidade x Quantidade: É preferível que seu release seja publicado em apenas um portal com muitos acessos ao invés de muitos blogs ou pequenos sites. Os principais sites de busca enxergam de forma positiva quando seu texto é replicado num site conhecido, e ele naturalmente irá subir de posição na busca orgânica.
10 – Releases seguidos: Aguarde algum tempo para disparar outro release, dois por mês é um número bastante razoável. Releases seguidos incomodam os jornalistas e podem acabar direto na caixa de spam ou lixo eletrônico.
* Rodolfo Zanchin é Assessor de Imprensa na Race Comunicação
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