4 ferramentas de comunicação corporativa

Por João Pedro Andrade

Sendo sua empresa uma startup ou uma mega corporação de 5 mil funcionários, existem ferramentas que são indispensáveis para que você aumente a eficiência e produtividade da sua empresa, aprimore o gerenciamento das suas atividades e estabeleça uma comunicação efetiva com seus colaboradores, clientes e prospectos – e, assim, tenha mais tempo para se dedicar à outras coisas importantes, como fazer seu negócio crescer, por exemplo.

  1. E-mail / Newsletter

Pode parecer óbvio, mas não é a toa que o e-mail é uma das ferramentas de comunicação corporativa mais utilizadas há mais de uma década. Em poucas palavras e um clique, é possível repassar informações para um grande número de pessoas de maneira simples e com custo zero.

Através do e-mail, é possível também enviar novidades para aqueles que assinaram sua newsletter, que poderá contar com assuntos diversos que interessem os stakeholders. O envio em massa é feito através de programas de e-mail marketing, que podem enviar mensagens instantâneas para milhares de endereços.

  1. Intranet

A internet interna é um modo eficiente e ágil de interligar informações entre diferentes setores de uma empresa e armazenar arquivos de modo econômico. É o portal onde todos os colaboradores poderão ter acesso a documentos, contratos e outras informações importantes.

Além de economizar muito em papel e espaço físico, evita a perda de informações dentro da dezena (ou centenas) de e-mails recebidos diariamente, além de aprimorar a comunicação entre departamentos e funcionários.

  1. Vlog

Conteúdo é determinante para o engajamento de funcionários. E para isso, o audiovisual pode ser um poderoso aliado. Treinamentos, tutoriais e mensagens da diretoria através da intranet podem resultar no aumento de interesse do colaborador pelos assuntos relacionados à empresa, além de serem um bom modo de espalhar ideias e experiências.

  1. Fóruns

Os fóruns, apesar de parecerem algo antiquado, podem ser um local onde seus funcionários, especialmente os novos, se sintam seguros para buscar mais informações junto aos veteranos e gerentes. É também um local para se discutir projetos e novas ideias e criar o sentimento de unidade dentro de um time.

É um local seguro onde todo e qualquer funcionário poderá ter voz para questionar e espalhar conhecimento aos colegas. Aos poucos, o fórum poderá servir como um grande arquivo de FAQ.

 

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »