Quando uma empresa procura uma assessoria de imprensa geralmente tem um objetivo bem específico: levar aos veículos de mídia as informações mais relevantes sobre seus negócios, serviços, produtos e/ou iniciativas. O desejo claro dessa ação é se fazer ouvir e compreender. Mas como garantir o sucesso da execução desta comunicação externa?
Pensando nisso, hoje a Race traz 5 dicas para ter sucesso com sua assessoria de imprensa e garantir muito mais resultados com a área.
Antes mesmo de começar, vamos alinhar o fator principal: relacionamento é uma via da mão dupla!
O que nem sempre está claro para muitos é o imperativo de reciprocidade desse processo. Quem quer ser ouvido também precisa saber ouvir e compreender os veículos de mídia. Isso tem implicações práticas no processo de comunicação e é fundamental que o processo seja bem entendido por todos os envolvidos para que o relacionamento seja equilibrado e satisfatório.
- Conheça seu interlocutor
Junto a equipe de assessoria, é preciso conhecer o perfil dos veículos que cobrem o segmento de atuação, pois este fator é determinante para o aumento no índice de divulgações bem-sucedidas.
Por exemplo: não adianta tentar emplacar dados estatísticos crus em uma publicação cujo forte é trabalhar conteúdos com viés humano. Isso não significa que as informações não têm chance de serem aproveitadas no veículo em questão. Porém, nesse caso, além de fornecer números será necessário ter cases e/ou personagens relacionados aos mesmos para sugerir como exemplos. Parece ingênuo tocar nessa orientação, mas apesar de ser simples e básica nem sempre essa regra recebe a devida atenção.
Na prática: para facilitar o andamento deste processo é preciso ter confiança na equipe de assessoria que faz parceria com a sua empresa, pois ela trará o know-how e garantirá um bom briefing do veículo para construção da pauta.
- Saiba o que interessa à imprensa sobre seu cliente
Caminhada esta primeira etapa do alinhamento empresa-assessoria-veículo, na qual a equipe de comunicação externa garantirá que esteja no canal certo, agora é fundamental compreender quais aspectos do seu negócio interessam à imprensa.Para isso, não basta verificar que tipo de matéria está sendo produzida pela mídia a respeito daquele setor, o mais importante é tentar antecipar tendências e pontos de interesse, alinhando isso com o assessor.
Este profissional da comunicação precisa estar sempre atento às pesquisas e estudos divulgados para, assim, colocar as suas key messages nestas pautas. Assim como no quesito sobre o perfil do veículo para o qual está enviando determinados conteúdos, conhecer o que a imprensa quer saber sobre seu cliente favorece a sugestões de pautas mais focadas e dirigidas.
Na prática: ALINHAMENTOS! Sua assessoria de imprensa cobrará de você uma série de alinhamentos de expectativas e dados para poder fornecer com precisão aos repórteres. Este é um momento crucial que a empresa precisa entrar em ação para fornecer o conteúdo. Sem isso a segunda parte atuante do relacionamento se quebra e a informação ficará travada.
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- Mantenha um olho na mídia e outro na métrica
Muitos relatórios chegarão até você e é possível que fique um pouco perdido em como medir a qualidade da informação que circula sobre sua marca.Quando o assunto é eficiência da comunicação, não ignore as métricas. Os famosos Key Performance Indicators (KPI) são aliados importantes para compreender se sua mensagem está sendo produzida e entregue da maneira ideal ao destinatário adequado. É sempre possível estabelecer uma personalização desses indicadores para obter interpretações de cenário cada vez mais individualizadas e, claro, atingir objetivos mais rapidamente.
Na prática: relatórios são parte importante da entrega da um produto, que, neste caso, é como está sendo entregue aos veículos de mídia as informações sobre sua marca. Mas relatórios frios e padronizados não trazem uma reflexão e análise de dados precisa sobre suas demandas. Neste momento estra a importância de um atendimento personalizado que construirá as KPIs de acordo com os objetivos estabelecidos por quem contratou a comunicação corporativa.
- Cultive o diálogo aberto e sincero
Por trás das câmeras, o que você possivelmente você não está acompanhando é o networking trabalhoso que a equipe de assessoria de imprensa mantém dia a dia com as equipes de mídia. Pode ser muito frustrante quando aquela pauta não dá certo ou quando uma fala do porta-voz da marca -que demorou 40 minutos para ser produzida – aparece por apenas 7 segundos.
Mas um aspecto fundamental para a saúde do relacionamento com a imprensa é manter a comunicação aberta sempre! Mesmo quando “a pauta cai” ou mesmo que o tema não seja o mais interessante. Aquela curta contribuição pontual sobre algum aspecto específico pode ser o suficiente para alimentar uma boa relação e criar oportunidades futuras de divulgação.
Em contrapartida, aquele bom alinhamento vai garantir que seu assessor não tenha medo de declinar um convite caso o assunto realmente fuja ao escopo – pois a recusa se fundamenta na falta de conexão entre o tema e a possível fonte e que o interesse de contribuir em matérias futuras permanece. Pode ser que outros clientes da agência de assessoria apareçam na pauta, e isso é ótimo! A contribuição à necessidade do repórter é garantia de um bom networking entre todos os envolvidos no processo da comunicação.
Na prática: colocar sua marca na mídia é trabalhoso e consome tempo de todas as partes envolvidas. A dica para essa relação ser duradora é ter calma e sempre abrir todas as expectativas e ansiedades pois, assim, a equipe de assessoria de imprensa poderá trabalhar em cima disso e garantir o melhor cenário dentre as possibilidades que a imprensa oferece.
- Valorize a exclusividade
Exclusivas são um diferencial muito importante! Seu assessor trabalha arduamente por elas. Aqui vale mais uma vez entender a confiança que é preciso ter com a equipe que comunica a sua marca. Ela está trabalhando para a fortalecer a relação com os jornalistas e valorizar os conteúdos da empresa.
Na prática: muitas vezes esperar é a chave do negócio. Pode parecer uma ótima técnica divulgar uma novidade da marca em uma grande quantidade de veículos logo de cara, mas estabelecer a estratégica correta no momento de planejar as ações e estar no veículo certo por vezes é muito mais eficaz.[
Estas 5 dicas para ter sucesso com a sua assessoria de imprensa vão ajudar a sua empresa a alinhar expectativa x realidade no quando contratar uma equipe para cuidar desta área da comunicação. Lembre-se sempre: para um relacionamento ser duradouro nesse cenário ele precisa ser uma via de mão dupla e sempre uma contribuição mutua entre assessor e assessorado. Com essas dicas você está pronto pra entrar neste trato e acelerar sua marca frente as concorrentes!
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