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5 pontos de atenção que a pandemia trouxe para seu negócio

Para além de todas as sérias preocupações em relação a saúde, a pandemia gerou uma revisão de muitos processos e até modelos de negócio. O isolamento social acelerou e ampliou tendências como o home office e o delivery e influenciou na construção de uma nova relação entre a empresa, seus colaboradores e seu público-alvo.

Listamos abaixo 5 pontos de comunicação para seu negócio, ainda mais importantes em tempos de pandemia.

1: Comunicação Interna

Com muitas empresas trabalhando integralmente remota, a cultura organizacional foi posta a prova – principalmente quando não feita de forma estruturada. Sem a dinâmica presencial do dia a dia, como conversas de corredor, encontros frequentes, comunicados e até happy hours, o isolamento físico tende a criar um distanciamento da relação dos profissionais com as empresas.

Assim, uma comunicação interna é essencial para manter a identidade da empresa e engajar as equipes para trabalharem como se tivessem um ao lado do outro.

2: RP Digital

Com a diminuição de circulação de pessoas por conta da pandemia, a presença no Digital se fez ainda mais necessária para “ser visto” e entregar as mensagens-chave do seu produto ou serviço. Aí entra o Relações Públicas Digital e todo seu portfólio de soluções, para criar novas estratégias para que as empresas se relacionem da forma mais adequada com o seu público-alvo e que não necessariamente envolvam apenas a imprensa.

Aqui entram estratégias como Marketing de Conteúdo, SEO e o uso de Influenciadores digitais

3: Omnichannel

Explorar novos canais é uma ótima solução para ampliar seu contato com o público-alvo. Isso não significa sair criando perfis em tudo quanto é rede social, mas pensar estrategicamente em uma comunicação 360º integrada.

Aqui na Race, usamos a metodologia PESO, desenvolvida pela Associação Internacional para Medição e Avaliação da Comunicação (AMEC), maior organização de inteligência e insights de mídia do mundo. É um avançado sistema para alinhar estratégias de comunicação às metas das organizações de forma clara e objetiva. Seu nome vem das iniciais dos quatro tipo de mídia: Paid (paga), Earned (conquistada), Shared (compartilhada) e Owned (própria).

4: Growth Hacking

Mais do que uma técnica com uma metodologia própria, o growth hacking é uma maneira ágil e eficaz de pensar e agir para aprimorar o crescimento da sua empresa. A partir da identificação do elo frágil de uma operação, os profissionais se debruçam sobre ele, propondo e testando processos ágeis. Vale lembrar que para ser considerada uma growth hacking, o sistema deve ser repetível e rentável.

Saiba mais abaixo:

growth-hacking

5: SAC 2.0

A ampliação da presença da marca no digital e o e-commerce se tornaram necessidades básicas durante a pandemia, obrigando muitas empresas a acelerarem o processo de transformação digital. Atendimento via WhatsApp e vendas por Instagram salvaram muitos negócios de fechar. 

E nesse contexto entra o atendimento ao consumidor voltado para o digital, chamado de SAC 2.0. O grande desafio está em criar um fluxo viável e eficaz que consiga respeitar a agilidade dos canais digitais e manter uma experiência amigável com o consumidor, além de tangibilizar a persona da marca para essas pessoas.

Esses são apenas cinco exemplos de como se pode aprimorar a comunicação para tornar seu negócio mais rentável e conectar com seu público, interno ou externo, da melhor maneira possível. Existem outras frentes que podem ser exploradas para garantir uma comunicação saudável e rentável para seu negócio.

Aqui na Race, o processo com nossos clientes começa com um diagnóstico detalhado para mapearmos os principais pontos sensíveis e indicar a melhor estratégia.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente! 

Por Pedro Couto

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