Por Cristiane Felix
Hoje em dia, para as empresas obterem sucesso nos seus resultados financeiros, ter uma equipe talentosa e motivada são fatores fundamentais? Obviamente que sim, mas não são os únicos componentes e os principais quesitos dentro uma organização que fazem a diferença. Há algo prioritário que deve merecer grande atenção: a comunicação interna. A disseminação da informação dentro de uma companhia também contempla a eficiência corporativa. A comunicação interna tem papel fundamental e é um fator essencial desse processo.
Mas o que informar? O que é notícia? A área de comunicação interna, gerenciada geralmente por um jornalista ou profissional de relações públicas, deve criar canais de comunicação, ou seja, meios que as empresas podem utilizar para implantar seu sistema de comunicação para os funcionários. Conheça alguns deles:
Jornal mural: veículo de informação corporativa dirigido ao público interno da empresa. Os temas estão ligados aos negócios da empresa, recursos humanos, saúde, responsabilidade social, cultura, lazer e entretenimento.
Boletim: publicação com conteúdo dirigido aos públicos interno e externo (clientes, fornecedores, governo, imprensa etc).
TV corporativa: canal que transmite mensagens corporativas por meio da transmissão ao vivo via satélite para todos os colaboradores. O objetivo é oferecer uma comunicação mais ágil, moderna e integrada.
Intranet: canal da web voltado para o relacionamento, disseminação de mensagens corporativas e realização de atividades operacionais com o público interno da empresa.
Jornal institucional: publicação com conteúdo informativo e de entretenimento dirigida a colaboradores e público externo.
Blog: o canal oferece a seu público informações segmentadas e diferenciadas, num contexto de comunicação informal.
Portal corporativo: plataforma institucional e digital unificada de relacionamento com o colaborador. Assim como a intranet, facilita as atividades operacionais e administrativas dos departamentos.
Newsletter: boletim informativo voltado aos diferentes públicos da organização com periodicidade regular.
* Cristiane Felix é assessora de imprensa da Race Comunicação
Ficou interessado sobre o assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.