ADS: que são, quando, porque e quem deve utilizar

Por Vanessa Assis

ADS são anúncios inseridos em alguns sites, como Google e Facebook, que servem para criar uma atração de público, ou seja, de audiência. Servem tanto para a divulgação de produtos pagos quanto para conteúdo gratuito. Por exemplo, se a empresa quer divulgar um e-book (que pode ser acessado sem custos para os leitores) sobre como melhorar processos de produção, é possível divulga-lo por meio desse tipo de anúncio.

Eles podem ser comprados em modelos de custo por clique, ou por impressão (toda vez que ele é exibido para uma pessoa, ele é impresso numa página de internet), ou alcance, tempo de vídeo.

Normalmente esse tipo de serviço é vendido por milheiro (cpm = custo por mil), ou por visualizações de vídeo. Os principais players hoje são o Google Ads e o Facebook Ads, mas também existem outras plataformas, como o LinkedIn Ads, UOL Ads etc.

Por que usar os Ads?

Ads é uma das melhores formas de atrair a atenção de pessoas que talvez não conheçam a sua marca ou que estejam necessitando de um produto. A grande vantagem de utilizar esse tipo de estratégia é que possibilita que o anúncio seja direcionado para a pessoa certa (público-alvo), pois a marca é exibida para aqueles que estão procurando por aquele tipo de produto ou serviço, com a utilização de palavras-chave de busca ou de preferências.

Cada serviço de Ads tem a sua particularidade. Por exemplo, o Facebook Ads não trabalha tanto com palavras-chave de busca, e sim através de interesse das pessoas, ou com base em páginas que as pessoas curtem ou seguem. Por exemplo, quando há a necessidade de atingir público para a venda de produtos alimentares fitness, é possível direcionar os anúncios para os usuários que curtem páginas do mesmo seguimento (saúde, esportes, alimentação saudável etc.).

Quem deve usar?

Toda empresa que queira ter um retorno de marketing digital, necessita fazer Ads. Isso porque Ads é uma forma complementar de atração de pessoas que tem interesse em um produto ou serviço, então é uma forma de anúncio.

Quando usar?

É muito importante que o uso de Ads seja aliado à uma estratégia, que não se utilize desse meio apenas porque outras empresas estão usando. Esses anúncios são importantes quando se tem uma trilha estratégica traçada, sobre o que se quer que o usuário faça.

É preciso conhecer o público-alvo, se a marca o conhece ou se não sabe o que quer dele, não faz sentido utilizar esse meio de divulgação, pois haverá gastos com anúncios que não serão convertidos em vendas.

 

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