Por Lívia Caixeta
Já vimos em outros textos publicados aqui no Blog o quanto é importante envolver as diversas áreas de uma empresa no planejamento estratégico. Também já destacamos a relevância deste momento. Mas, mais adiante, quando as ações são colocadas em prática é que a integração deve estar ainda mais alinhada. Ou seja, a comunicação, de maneira geral e em todos os canais, é primordial para que se tenha sucesso em cada uma das atividades propostas no planejamento estratégico.
Todos devem entender e repassar a mesma mensagem. Desta forma, quando alcançarmos os públicos externos – imprensa, parceiros, fornecedores e clientes – o risco de ruído é menor e nos aproximamos do sucesso.
Nos aproximamos… Mas ainda não chegamos lá! O cronograma da produção, do marketing, das vendas e da assessoria devem estar em sintonia para que não haja um furo internamente. É função da comunicação apontar e sugerir aos demais setores qual a melhor forma e a melhor ferramenta para expor o posicionamento. A apresentação do discurso muda de acordo com o público e pelo meio por onde pretende-se falar.
Com o discurso alinhado e as ferramentas certas, aí sim, as ações serão reconhecidas e lembradas pelos públicos de interesse e, enfim, alcançaremos o sucesso!
* Lívia Caixeta é Diretora da Race Comunicação
Ficou interessado sobre como a assessoria de imprensa pode trazer resultados para sua empresa? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.