Por Sttela Vasco
Quando falamos em assessoria de imprensa, é comum que imaginemos que esse seja um serviço exclusivo para empresas de grande porte, o que é fácil de entender, afinal, elas tendem a receber mais atenção da imprensa e sentem maior necessidade de contar com um suporte especial em situações de crise.
No entanto, não é somente para esse fim que existe a assessoria de imprensa. Inclusive, ela pode ser peça chave para pequenas e micro empresas. Mas como?
Antes de mais nada, é preciso compreender o papel de uma assessoria de imprensa: muito além de gerenciar crises – isso é, na verdade, uma parte não necessariamente frequente no trabalho.
O principal trabalho da assessoria é estabelecer uma relação entre a empresa e as diversas mídias. O objetivo final é estabelecer um vínculo entre jornalistas e comunicadores com determinada marca.
Dentre os “produtos” oferecidos estão releases, artigos, notas, avisos de pauta, acompanhamento de entrevistas ou eventos, produção de materiais e muito mais.
Em alguns casos, como acontece com a Race, é possível ainda oferecer serviços voltados para criação e gerenciamento e estratégia de redes sociais.
O que é assessoria de imprensa?
Antes de compreender por que você deveria investir em uma assessoria de imprensa, é necessário entender o que exatamente faz uma. Em linhas gerais, a principal função da assessoria de imprensa é servir como ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação ou também influenciadores.
Assim, o assessorado (que pode ser uma pessoa física, empresa, ou instituição pública) conquista uma visibilidade positiva e de confiança junto à sociedade. Ou, nas palavras de um profissional da comunicação: conquista um fortalecimento da sua imagem.
É importante ressaltar que assessoria de imprensa não garante que qualquer instituição ou pessoa física aparecerá nos veículos de comunicação. Isso acontece porque a assessoria não compra espaços no jornal, este trabalho é o da publicidade ou do branded content.
A assessoria de imprensa conquista o espaço na mídia, sem envolver pagamentos ao jornal. Este alcance é muito mais influente e de mais credibilidade para o leitor e, portanto, pode trazer melhores resultados ao assessorado.
O que a sua empresa ganha ao contratar uma assessoria de imprensa?
O primeiro benefício em utilizar uma assessoria de imprensa, especialmente para micro e pequenas empresas, é a visibilidade. Com esse tipo de serviço, você aumenta as chances de levar sua marca a diferentes veículos de comunicação, alcançando novos públicos.
Possuir um plano de comunicação contribui fortemente com a valorização do seu produto ou serviço, auxiliando a transmitir com mais propriedade a mensagem que você deseja passar e também permite chegar ao cliente ou consumidor final com maior facilidade.
Além de trabalhar a imagem da empresa em si, a possibilidade de ter um porta-voz direcionado para determinados assuntos e trabalhar a marca nas redes sociais permite com que mesmo uma micro empresa consiga se solidificar em sua área de atuação.
Isso porque a assessoria vai além do jornalismo tradicional, utilizando a internet e o poder dos influenciadores para que esse trajeto se consolide.
Ou seja, ainda que possa parecer um investimento grande para quem possui uma empresa pequena, a assessoria de imprensa é uma maneira de expandir seu negócio e transmitir credibilidade.
Outro ponto a se atentar é que os serviços de assessoria são desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada cliente, incluindo as estratégias e também os valores cobrados por cada trabalho realizado.
Sabendo disso, fica mais fácil entender por que não importa o tamanho da sua empresa, uma boa assessoria de imprensa pode fazer toda a diferença. E aí, o que você acha? Que tal passar a utilizar esse serviço?
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