Pesquisar
Close this search box.
Vídeos: por que você deve investir neles para a sua marca

Vídeos: por que investir neles para a sua marca

Por Sttela Vasco

Quantos vídeos você já fez para a sua marca? Quando falamos em identidade visual, pensamos em inúmeros pontos como layout de um site ou blog, artes para redes sociais e padronização na comunicação. No entanto, muitas vezes nos esquecemos da importância que os vídeos possuem.

É possível observar por meio das redes sociais que o formato vídeo tem crescido e se tornado cada vez mais popular entre os usuários. Prova disso, por exemplo, é o impulsionamento que o Instagram tem dado aos Reels. Até o LinkedIn começou a testar um melhor uso dessa ferramenta em sua plataforma.

Pesquisa realizada pela Provokers, em 2017, apontou que desde 2014 o consumo de vídeos aumentou 90% entre os brasileiros.

Mas não é apenas por uma questão de algoritmo que você deve começar a considerar usar vídeos para alavancar a sua marca. Além da popularidade, esse formato aproxima os consumidores e humaniza a empresa. Em vez de, por exemplo, ser lido como “um perfil de loja”, o perfil começa a ser observado como “o perfil da loja que posta x, y e z”.

Essa também é uma forma mais fácil e ágil de informar e educar. Em imagens, você acaba dependendo muito mais de textos e é possível que as pessoas leiam somente uma parcela do que você escrever. Ao se deparar com algo muito longo, é possível que o usuário desista de permanecer na sua página ou perfil.

De acordo com estudo feito pela Nielsen Norman Group, as pessoas leem, em média, somente 20% do conteúdo de uma página.

Isso não significa que você deve abandonar imagens, infográficos ou textos, mas sim associá-los a vídeos, ainda que curtos (o que ajuda a captar a atenção), colabora para que a sua marca tenha mais visibilidade e o seu conteúdo receba mais interação.

Como fazer um bom vídeo?

Antes de tudo, avalie qual é o seu equipamento. É possível gravar bons vídeos com o celular? Sim, mas é importante que o ambiente seja adequado para isso. Uma boa iluminação – que pode ser natural ou organizada com as luzes do ambiente – e captação de áudio são importantes:

✓ Se possível, invista em um microfone, as opções de lapela costumam ter bons preços e são práticas de usar. Lembre-se de que é fundamental que o público possa entender claramente as informações passadas.

✓ Segundo, considere comprar um tripé É difícil fazer um vídeo estável segurando a câmera ou celular somente com as mãos. A chance das imagens saírem tremidas e estragar todo o trabalho são grandes.

✓ Saiba o que você quer com o vídeo. Uma boa dica é elaborar um roteiro. Não precisa se ater a ele o tempo todo – até porque isso pode “engessar” a gravação – mas use-o para manter o foco.

✓ Conheça seu público-alvo! Não adianta querer agradar a todos ou produzir para a internet toda. Um conteúdo de nicho ou que atenda a pelo menos algumas segmentações tem muito mais chances de dar certo.

✓ Mostre. Parece um tanto óbvio, mas é comum que transformemos o vídeo em uma sequência de dados e muito falatório. Em vez disso, mostre seus produtos e serviços, use essa oportunidade como uma vitrine.

✓ Pratique! Não pense que os primeiros vídeos ficarão perfeitos. Inclusive, não foque demais nisso. O importante é produzir – claro, com o mínimo de qualidade – e começar a testar. Com o tempo será mais fácil.

E aí, agora que você já sabe, que tal começar a investir em vídeos para a sua marca?

Está em busca de uma equipe de especialistas para cuidar do relacionamento da sua empresa com a imprensa? Entre em contato com a Race Comunicação.

Posts relacionados