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Branded content: entenda o que é e aprenda a usar

Branded content: saiba o que é e aprenda a usar

Branded content é uma das várias maneiras de expandir a sua marca, mas você sabe como usar essa ferramenta?

Por Sttela Vasco

Já falamos aqui no blog da Race que nem sempre é possível fazer com que um conteúdo chegue ao público por meios orgânicos. Ou seja, pelo relacionamento com a imprensa e sem precisar de investimento financeiro, a chamada “mídia conquistada”. Isso se dá por diversos motivos, como uma história que não tem força o bastante para sozinha despertar o interesse das redações ou um tema que não esteja tão em alta. No entanto, há soluções para quando isso acontece.

Por vezes visto de maneira negativa, o branded content, também conhecido como publieditorial, uma estratégia que pode render ótimos resultados para a sua marca, permitindo alcançar um destaque na mídia que de maneira orgânica talvez não aconteceria. Mas o que exatamente é branded content?

Ao pé da letra, branded content significa conteúdo de marca. Logo, o conteúdo criado nesse caso terá uma relação direta com o produto a ser trabalhado e tudo que ele engloba. Diferentemente de um anúncio publicitário, cujo foco está no produto ou serviço oferecido, no branded content o objetivo é associar a marca a alguma informação ou posicionamento.

A ideia é chamar a atenção e cativar o público-alvo por meio de temáticas que sejam relevantes e tragam junto de si informação e um conteúdo atrativo. Dessa forma, no lugar de comprar um espaço utilizando a propaganda tradicional, você utiliza um material um gancho para alcançar os objetivos. 

Outro aspecto interessante a respeito de branded content é que ele pode ser utilizado de diferentes formas e em plataformas diversas, incluindo a mídia tradicional, mas pensando também em redes sociais e aplicativos. As inserções de um branded content podem estar desde em um jornal ou revista até em um vídeo no YouTube, tudo depende do objetivo que se pretende alcançar com esse conteúdo.

O que você precisa saber sobre branded content:

Apesar de todas suas possibilidades, o branded content exige cuidado. Isso porque o conteúdo contido nele deve agregar valor não somente à marca, mas a quem for consumi-lo. A seguir, destacamos alguns pontos a serem considerados a respeito do branded content:

✓ Antes de mais nada, avalie qual é o objetivo a ser alcançado ao usar essa ferramenta: você quer que o público conheça a sua marca? Quer reforçá-la no mercado? Quer atrair novos consumidores?

Atenção: trata-se muito mais de uma estratégia de valorização do que de venda: não faça branded content se o seu objetivo exclusivo é vender. Mais do que tudo, lembre-se que essa é uma forma de valorizar a sua marca.

✓ O produto em si aparece de maneira implícita: lembre-se que não se trata de uma propaganda e que a mensagem é mais importante, afinal, é isso que irá fica na memória de quem visualizar o material.

✓ Por [na maioria das vezes] ter uma linguagem palatável para redes sociais, pode viralizar: as chances de viralizar em aplicativos como Instagram e TikTok aumentam se a linguagem for acessível a todos. Lembre-se que o seu público não é especialista no seu produto.

✓ Pede histórias criativas e originais, que comovam o público. Em alguns casos, é interessante até mesmo trazer personagens reais ou se basear em situações da vida real;

✓ Quanto maior a qualidade, maiores as chances de engajamento: por essa razão, foque em um conteúdo bem elaborado, que chame a atenção e faça com que consumidores fiquem curiosos.

É importante lembrar que a mídia pela mídia não causa impacto, é necessário alinhar às expectativas e valores da marca para que seja um investimento com sentido e que gere retorno. Dessa forma, tendo um maior controle do que será produzido e quem será atingido, você tem a chance de cativar novos públicos, além de reforçar a sua credibilidade.

E aí, o que acha? Bora testar o branded content com a sua marca?

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