por Michele Colombo
Com mais de 20 anos de experiência na área da comunicação empresarial, tanto como cliente quanto como agência, tive a oportunidade de acompanhar a formação de vínculos entre essas duas partes em diversas empresas. Destaco o fator que considero crucial para o sucesso ou fracasso dessa relação: a capacidade de construir uma verdadeira parceria, em que os dois lados trabalhem juntos para alcançar resultados comuns.
Como ponto de partida para uma relação de parceria saudável, é fundamental que ambos os lados entendam que precisam um do outro. Embora haja uma relação comercial em que se espera entregas de qualidade, é importante reconhecer essa necessidade mútua para manter a relação equilibrada e gerar resultados duradouros.
Na prática, o momento de integração entre cliente e agência merece grande atenção pelos dois lados. Manter expectativas realistas sobre prazos e ser claro sobre o que é necessário para a realização de um grande trabalho é crucial. O início do trabalho representa uma janela de tempo em que há mais liberdade entre esses parceiros para verificar as regras, entender como um lado e o outro trabalham, e alinhar processos, fluxos de revisão, de aprovação e de reporte de resultados. É claro que sempre é possível fazer ajustes mais tarde, mas realizar essas trocas de informação com tempo de qualidade e abertura facilita que exista um clima de confiança e diálogo ao longo do trabalho em conjunto, prevenindo que pequenos mal-entendidos se instalem e causem desconfianças e conflitos que prejudicam a sustentação do trabalho mais à frente.
Com base em minha experiência, criei uma lista de melhores práticas para construir um relacionamento de sucesso com sua agência:
Confiança mútua: a criação e sustentação de uma relação de confiança entre os parceiros de negócios é o elemento-base para gerar resultados acima da média. Mais do que cumprir prazos e combinados, a criação dessa relação requer a existência de abertura e espaço para realinhar e debater pontos onde há dúvidas e conflitos. Se você é cliente e quer grandes resultados, não assuma que sua equipe de atendimento já entendeu tudo sobre sua empresa e não têm dúvidas. Reduzir a chance de mal-entendidos é a melhor forma de fazer a relação prosperar e trazer resultados.
Tenham processos claros: estabeleçam juntos prazos e processos claros para o desenvolvimento de briefings, materiais de divulgação e conteúdos, aprovações e entrega de relatórios. E depois de documentar as decisões, sigam consistentemente os processos estabelecidos!
Acompanhem juntos o trabalho: uma ferramenta extremamente eficiente (e altamente recomendada) é a realização de reuniões periódicas com a equipe de execução de comunicação – sejam semanais, quinzenais ou até mensais – para acompanhamento dos resultados e alinhamento dos próximos passos. Em vista da quantidade de compromissos nas agendas de todos, nem sempre parece um bom uso do tempo priorizar esse contato, especialmente quando o time tem mecanismos de gestão e acompanhamento de tarefas compartilhados em tempo real, mas nada substitui conversas regulares de alinhamento entre os envolvidos. Isso mantém em dia o ritmo da execução e a clareza sobre os objetivos a serem conquistados.
Respeito e liderança em sua expertise: cada membro da equipe possui conhecimentos e papéis específicos, e é fundamental que estes estejam claros. Embora os profissionais da agência devam atuar como consultores sobre as estratégias a serem adotadas, a estratégia em si sempre deve ser direcionada pelo cliente.
Em resumo: os melhores resultados vêm quando existe uma relação de confiança verdadeira e respeito às habilidades e ao papel de cada profissional no time, com acompanhamento das ações e construção de estratégias a quatro mãos, em verdadeira parceria.
Invista em construir isso em conjunto com sua agência, e certamente seus resultados serão superiores!
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