Agência e Clientes = Resultados

Clientes + Agências: Resultados superiores só vêm quando há verdadeiro trabalho em conjunto

por Michele Colombo

 

Com mais de 20 anos de experiência na área da comunicação empresarial, tanto como cliente quanto como agência, tive a oportunidade de acompanhar a formação de vínculos entre essas duas partes em diversas empresas. Destaco o fator que considero crucial para o sucesso ou fracasso dessa relação: a capacidade de construir uma verdadeira parceria, em que os dois lados trabalhem juntos para alcançar resultados comuns.

Como ponto de partida para uma relação de parceria saudável, é fundamental que ambos os lados entendam que precisam um do outro. Embora haja uma relação comercial em que se espera entregas de qualidade, é importante reconhecer essa necessidade mútua para manter a relação equilibrada e gerar resultados duradouros.

Na prática, o momento de integração entre cliente e agência merece grande atenção pelos dois lados. Manter expectativas realistas sobre prazos e ser claro sobre o que é necessário para a realização de um grande trabalho é crucial. O início do trabalho representa uma janela de tempo em que há mais liberdade entre esses parceiros para verificar as regras, entender como um lado e o outro trabalham, e alinhar processos, fluxos de revisão, de aprovação e de reporte de resultados. É claro que sempre é possível fazer ajustes mais tarde, mas realizar essas trocas de informação com tempo de qualidade e abertura facilita que exista um clima de confiança e diálogo ao longo do trabalho em conjunto, prevenindo que pequenos mal-entendidos se instalem e causem desconfianças e conflitos que prejudicam a sustentação do trabalho mais à frente. 

Com base em minha experiência, criei uma lista de melhores práticas para construir um relacionamento de sucesso com sua agência:

 

Confiança mútua: a criação e sustentação de uma relação de confiança entre os parceiros de negócios é o elemento-base para gerar resultados acima da média. Mais do que cumprir prazos e combinados, a criação dessa relação requer a existência de abertura e espaço para realinhar e debater pontos onde há dúvidas e conflitos. Se você é cliente e quer grandes resultados, não assuma que sua equipe de atendimento já entendeu tudo sobre sua empresa e não têm dúvidas. Reduzir a chance de mal-entendidos é a melhor forma de fazer a relação prosperar e trazer resultados.

 

Tenham processos claros: estabeleçam juntos prazos e processos claros para o desenvolvimento de briefings, materiais de divulgação e conteúdos, aprovações e entrega de relatórios. E depois de documentar as decisões, sigam consistentemente os processos estabelecidos! 

 

Acompanhem juntos o trabalho: uma ferramenta extremamente eficiente (e altamente recomendada) é a realização de reuniões periódicas com a equipe de execução de comunicação – sejam semanais, quinzenais ou até mensais – para acompanhamento dos resultados e alinhamento dos próximos passos. Em vista da quantidade de compromissos nas agendas de todos, nem sempre parece um bom uso do tempo priorizar esse contato, especialmente quando o time tem mecanismos de gestão e acompanhamento de tarefas compartilhados em tempo real, mas nada substitui conversas regulares de alinhamento entre os envolvidos. Isso mantém em dia o ritmo da execução e a clareza sobre os objetivos a serem conquistados. 

 

Respeito e liderança em sua expertise: cada membro da equipe possui conhecimentos e papéis específicos, e é fundamental que estes estejam claros. Embora os profissionais da agência devam atuar como consultores sobre as estratégias a serem adotadas, a estratégia em si sempre deve ser direcionada pelo cliente. 

 

Em resumo: os melhores resultados vêm quando existe uma relação de confiança verdadeira e respeito às habilidades e ao papel de cada profissional no time, com acompanhamento das ações e construção de estratégias a quatro mãos, em verdadeira parceria. 

Invista em construir isso em conjunto com sua agência, e certamente seus resultados serão superiores!

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