Como a comunicação interna pode ser estratégica?

Por Carlos Massarico

Engajamento é a palavra do momento dentro das empresas que olham para o futuro. Contar com equipes e funcionários de fato motivados e empenhados naquilo que fazem e produzem comprovadamente traz crescimento e excelentes resultados para os negócios. E dentro deste processo de renovação e inovação, ter bons fluxos de informação sobre o que acontece dentro de uma empresa é fundamental: isso é a comunicação interna em sua essência.

Em síntese, uma comunicação interna estratégica é aquela capaz de integrar cada colaborador aos processos, objetivos e metas traçados pela empresa na qual trabalham, por meio de fluxos de informação mais transparentes e acessíveis. Quando estes funcionários realmente sabem os rumos da companhia para a qual dedicam os seus esforços e acreditam em suas missões, valores e visões, este engajamento se torna mais natural e orgânico.

O grande desafio de hoje é entender como realizar esta integração. Se nas gerações passadas a estabilidade e a recompensa financeira eram os elementos centrais para motivar profissionais e equipes, hoje é possível notar que isso já mudou – e muito. As virtudes de um bom emprego, capaz de suprir as expectativas de gerações mais hiperativas, agora incluem novos aspectos, como tornar evidente que o trabalho e a atividade de cada profissional é capaz de ser relevante e gerar valor para os negócios.

Isso gera uma resposta muito clara: para agregar valor ao trabalho de cada colaborador dentro de uma companhia, é preciso integrá-lo – e para integrá-lo, é necessário unir departamentos e áreas em prol de objetivos mais amplos. Essa é a importância da boa comunicação interna, que reconhece o empenho de cada setor da empresa como parte de um organismo vivo e que atua em conjunto, e não separado de todo o contexto.

Nem sempre este processo de alinhamento entre as áreas é fácil, para que todos remem para a mesma direção e encontrem a satisfação pessoal que irá gerar o engajamento. O que é certo é que esta reconstrução é uma exigência nas empresas que almejam prosperar neste mercado cada vez mais dinâmico e concorrido.

Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar seu negócio. A Race Comunicação tem expertise no gerenciamento de processos como este, treinando equipes e implementando mudanças em prol da comunicação interna de pequenas, médias e grandes empresas.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »