Por Lívia Caixeta
Em tempos de redes sociais e fake news o trabalho de assessoria de imprensa é fundamental na construção e reforço de posicionamento de marcas e na promoção de empresas. O assessor de imprensa torna-se um grande articulador entre as redações e as fontes que detém a informação oficial; e se bem realizado estreita o relacionamento entre as duas pontas de maneira que o receptor final, ou o público, ou ainda a população, será o grande beneficiado.
Mas, como chegar a este resultado de promover uma empresa com o trabalho de assessoria de imprensa?
O caminho pode ser indicado seguindo quatro passos:
1. Diagnóstico: identificar e entender as situações que podem ser pauta para a redação de maneira os requisitos de uma notícia jornalística; como já coloquei há algum tempo atrás no artigo “Que tipo de informação pode virar notícia“.
2. Planejamento: conhecer a imprensa é fundamental para avançar deste para o próximo passo, pois é aqui que se determina o valor que a notícia vai agregar à sua marca ou empresa. Não basta estar na imprensa; ter uma informação publicada em um veículo de credibilidade e que converse com seus públicos de interesse sim, isso é relevante.
3. Articulação: as assessorias de imprensa precisam saber lidar – com rapidez e eficiência – com as variáveis. Por isso, é preciso contextualizar a informação de maneira que ela seja interessante a imprensa e ao público que irá “consumir” a notícia.
4. Divulgação: o bom canal de divulgação da informação que vai agregar valor à sua marca ou empresa não está restrito à imprensa oficial. O melhor canal, na verdade, é aquele que conversa com o seu público, como já colocamos aqui no nosso blog no artigo “Assessoria de Imprensa e Content Marketing: como as redes sociais podem pautar a imprensa“.
É um trabalho de construção que muitas vezes demanda tempo, paciência e persistência. Por isso, acima de uma boa estratégia deve haver uma boa agência de assessoria de imprensa. E para saber como unir tudo isso, deixo aqui dicas valiosas do nosso diretor Rogério Artoni para contratar este serviço: 10 regras para contratar uma agência de Assessoria de Imprensa. Não deixe de conferir!