promover uma empresa

Como promover uma empresa através de assessoria de imprensa

Por Lívia Caixeta

Em tempos de redes sociais e fake news o trabalho de assessoria de imprensa é fundamental na construção e reforço de posicionamento de marcas e na promoção de empresas. O assessor de imprensa torna-se um grande articulador entre as redações e as fontes que detém a informação oficial; e se bem realizado estreita o relacionamento entre as duas pontas de maneira que o receptor final, ou o público, ou ainda a população, será o grande beneficiado.

Mas, como chegar a este resultado de promover uma empresa com o trabalho de assessoria de imprensa?

O caminho pode ser indicado seguindo quatro passos:

1. Diagnóstico: identificar e entender as situações que podem ser pauta para a redação de maneira os requisitos de uma notícia jornalística; como já coloquei há algum tempo atrás no artigo “Que tipo de informação pode virar notícia“.

2. Planejamento: conhecer a imprensa é fundamental para avançar deste para o próximo passo, pois é aqui que se determina o valor que a notícia vai agregar à sua marca ou empresa. Não basta estar na imprensa; ter uma informação publicada em um veículo de credibilidade e que converse com seus públicos de interesse sim, isso é relevante.

3. Articulação: as assessorias de imprensa precisam saber lidar – com rapidez e eficiência – com as variáveis. Por isso, é preciso contextualizar a informação de maneira que ela seja interessante a imprensa e ao público que irá “consumir” a notícia.

4. Divulgação: o bom canal de divulgação da informação que vai agregar valor à sua marca ou empresa não está restrito à imprensa oficial. O melhor canal, na verdade, é aquele que conversa com o seu público, como já colocamos aqui no nosso blog no artigo “Assessoria de Imprensa e Content Marketing: como as redes sociais podem pautar a imprensa“.

É um trabalho de construção que muitas vezes demanda tempo, paciência e persistência. Por isso, acima de uma boa estratégia deve haver uma boa agência de assessoria de imprensa. E para saber como unir tudo isso, deixo aqui dicas valiosas do nosso diretor Rogério Artoni para contratar este serviço: 10 regras para contratar uma agência de Assessoria de Imprensa. Não deixe de conferir!

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »