Como promover uma empresa nas redes sociais

Por Lívia Caixeta

Marcar presença, ser visto e ser lembrado.

Esses três aspectos, extremamente importantes para uma empresa – pequena, média ou grande -, são a base para promover sua marca nas redes sociais. Essas ferramentas, se bem utilizadas, avançam e crescem em um ritmo intenso e são capazes de gerar alto impacto. Falando em impacto, há alguns anos já falávamos sobre isso por aqui no post que comenta a respeito dessas novas mídias.

Dados estatísticos do statista, por exemplo, apontam que, até julho deste ano o Facebook é o líder no segmento com 63,76% dos acessos, seguido pelo Twitter com 14,89% dos acessos. Completam as primeiras posições o Pinterest, com 10,38% dos acessos, em quarto lugar o Instagram (também do Facebook) com 3,23%, em quinto o Tumblr com 1,81%.

Outro aspecto, desta vez levantado pelo Sebrae SP por meio da pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, mostram que micro e pequenas empresas investem em informatização e que o Whatsapp e o Facebook são as redes sociais mais utilizadas por esta fatia de mercado. Essas duas ferramentas cumprem funções operacionais importantes semelhantes a um SAC e ainda geram conteúdo que pode ser compartilhado por seus clientes.

Como promover uma empresa nas redes sociais infografico2 RaceComunicacao

Conteúdo x Engajamento

Mas qual será o segredo para se destacar nas redes sociais, esse mundo tão vasto?

  1. Identifique o perfil do seu público: as redes sociais podem ser utilizadas tanto como suporte na comunicação interna quanto para conversar com seus consumidores/clientes;
  2. Utilize as redes sociais adequadas para o perfil da sua empresa e para o conteúdo que deseja divulgar;
  3. Gere conteúdo e não apenas “anúncios”: quanto mais informações relevantes você produzir nas suas redes sociais maior será seu alcance. Entenda um pouco mais sobre isso no post que escrevi sobre o Negative SEO;
  4. Faça impulsionamentos e promoções quando necessário;
  5. Planeje e monitore: uma rede social “abandonada” pode ser um tiro no pé!

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »