Por Lívia Caixeta
Marcar presença, ser visto e ser lembrado.
Esses três aspectos, extremamente importantes para uma empresa – pequena, média ou grande -, são a base para promover sua marca nas redes sociais. Essas ferramentas, se bem utilizadas, avançam e crescem em um ritmo intenso e são capazes de gerar alto impacto. Falando em impacto, há alguns anos já falávamos sobre isso por aqui no post que comenta a respeito dessas novas mídias.
Dados estatísticos do statista, por exemplo, apontam que, até julho deste ano o Facebook é o líder no segmento com 63,76% dos acessos, seguido pelo Twitter com 14,89% dos acessos. Completam as primeiras posições o Pinterest, com 10,38% dos acessos, em quarto lugar o Instagram (também do Facebook) com 3,23%, em quinto o Tumblr com 1,81%.
Outro aspecto, desta vez levantado pelo Sebrae SP por meio da pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, mostram que micro e pequenas empresas investem em informatização e que o Whatsapp e o Facebook são as redes sociais mais utilizadas por esta fatia de mercado. Essas duas ferramentas cumprem funções operacionais importantes semelhantes a um SAC e ainda geram conteúdo que pode ser compartilhado por seus clientes.
Conteúdo x Engajamento
Mas qual será o segredo para se destacar nas redes sociais, esse mundo tão vasto?
- Identifique o perfil do seu público: as redes sociais podem ser utilizadas tanto como suporte na comunicação interna quanto para conversar com seus consumidores/clientes;
- Utilize as redes sociais adequadas para o perfil da sua empresa e para o conteúdo que deseja divulgar;
- Gere conteúdo e não apenas “anúncios”: quanto mais informações relevantes você produzir nas suas redes sociais maior será seu alcance. Entenda um pouco mais sobre isso no post que escrevi sobre o Negative SEO;
- Faça impulsionamentos e promoções quando necessário;
- Planeje e monitore: uma rede social “abandonada” pode ser um tiro no pé!