Comunicação alinhada ao planejamento estratégico da empresa

Por Maira Manesco

O planejamento estratégico é muito utilizado para determinar um futuro de sucesso para a organização. Contar com um objetivo bem planejado e implementá-lo traz inúmeros benefícios aos negócios, é um norte ao desenvolvimento estruturado.  Quando os executivos pensam em planejar estrategicamente suas empresas, significa que esperam traçar um procedimento coerente e eficaz visando alcançar suas projeções.

Com a comunicação corporativa não é diferente. Todas as ações a serem desenvolvidas com os stakeholders devem ser pensadas e planejadas de maneira estratégica a fim de trazer resultados positivos para a organização a curto, médio e longo prazos.

Planejar estrategicamente consiste em definir o público-alvo e a oferta de valor, processos que podem ser estabelecidos com o uso do Canvas Planning. Feito isso, é necessário estabelecer os princípios da ação, como os diferenciais e resultados esperados. A próxima etapa vem acompanhada de mais estudos e atenção. É preciso determinar o ambiente a ser trabalhado, quais as principais características, o posicionamento, as oportunidades e ameaças – para isso é ideal a utilização da Análise SWOT.

3a17d38

Mesmo que com grande parte do escopo já traçado, ainda é preciso elaborar os objetivos a serem alcançados, ou seja, o que a empresa espera conseguir futuramente com a ação. Agora sim, é o momento de estruturar os planos para a ação acontecer e atingir todos os propósitos, portanto, é necessário pensar em todo o processo e nos recursos necessários. Só então, chegou a hora de executar o planejamento estratégico. Sem esquecer de mantê-lo alinhado a todas as definições estabelecidas anteriormente.

É importante lembrar que todas estas definições quando falamos de comunicação precisam estar alinhadas ao negócio da instituição, pois, somente assim, será possível conquistar o tão almejado sucesso.

 

* Maira Manesco é Assessora de Imprensa na Race Comunicação.

 

Ficou interessado sobre o assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »