Comunicação intercultural: como se conectar com diferentes mercados?

Por Thamyris Barbora

Jogue a primeira pedra quem nunca teve uma mensagem interpretada de maneira equivocada por alguém. Diferentes experiências, linguagens, referências e costumes, geralmente, são os causadores de mal-entendidos assim. E se isso já acontece com pessoas que compartilham a mesma cultura e idioma, imagine em uma comunicação intercultural.

Pensando em uma relação entre empresa e clientes de outras nacionalidades, é muito importante que haja uma conexão verdadeira para a comunicação eficaz. Por isso, uma imersão nos costumes dopúblico-alvo é fundamental. É o caso da marca europeia de cosméticos, Vitaker. Sediada no Reino Unido, a empresa utiliza a tecnologia e recursos brasileiros para manufaturar produtos que são vendidos no leste europeu.

Dirigida por Priscila Pereira, a Vitaker conta principalmente com profissionais brasileiros para desenvolver fórmulas para os cabelos de russas, romenas e lituanas – três das principais consumidoras da marca no mundo. O contraponto é que, enquanto no Brasil muito se fala em assumir as madeixas encaracoladas, no leste europeu o momento é de alisar. Por isso, entender o momento de cada um é tão necessário para a aproximação com o público e sucesso da marca.

https://racecomunicacao.com.br/noticias/comunicacao-integrada-redundancia-do-seculo-xxi/

Para mais engajamento nas ações, algumas dicas podem ajudar a entrar no universo desse consumidor(a). Veja abaixo algumas ideias para estreitar essa relação:

Idioma na ponta da língua

Esse é o primeiro e um dos mais importantes passos para chegar ao seu cliente estrangeiro. É preciso não apenas dominar, mas estar sempre informado sobre expressões e até gírias mais adequadas para o mercado que se deseja alcançar. No blog da Vitaker, com conteúdo todo em inglês, é primordial se apropriar de expressões típicas do mundo da beleza. Confira as “beauty tips” da marca!

Imersão cultural

Hábitos alimentares, rotina, política, tradições e tudo o que for possível saber sobre o público-alvo ainda será pouco. Um mergulho na cultura é o único caminho capaz de fazer com que você chegue até seu cliente. Entenda como se portar e pensar como um deles para que sua empresa seja conhecida e reconhecida. Não adianta falar sobre cuidados com os cabelos no verão para pessoas que vivem a maior parte do ano com temperaturas na casa dos 5°C.

Não sabe? Pergunte!

Pesquise não só na internet, mas procure conversar com pessoas reais. Clientes e não-clientes. Peça feedback sobre os conteúdos. Só com a ajuda dessas pessoas será possível entender a fundo algumas questões culturais. E, nessas horas, as redes sociais podem ajudar muito. A Vitaker é uma marca engajada com seu público tanto no Facebook quanto no Instagram. Lá, são compartilhadas as experiências de usuárias, dicas de produtos e opiniões gerais para o direcionamentos da comunicação.

Está procurando uma agência para te ajudar com isso? Entre em contato conosco!

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »