Nos últimos anos, a comunicação ganhou força dentro das empresas e se mostrou uma área estratégica que pode ajudar a alavancar os negócios.
Evelyn Spada
Sabia que o público interno é um público multiplicador?
No convívio profissional, social ou familiar, o funcionário é um porta-voz da empresa em que trabalha, seja de forma positiva ou negativa. Por isso, a comunicação interna é de extrema importância, pois ela permitirá que os colaboradores fiquem bem informados e se sintam parte da empresa.
Até pouco tempo atrás, a comunicação empresarial se resumia a jornais internos, jornal mural, comunicados etc. Com a evolução das tecnologias e a demanda da sociedade por mais informação e transparência, as empresas perceberam a importância de manter seus funcionários informados e motivados. A partir daí surgiram diversas ferramentas de comunicação interna como vídeos, murais digitais, intranet, TV corporativa, folhetos, revistas e painéis eletrônicos, por exemplo.
LEMBRE-SE: O mundo é digital e as tecnologias precisam ser levadas a sério!
Se os consumidores falam o que querem sobre uma marca nas redes sociais, os seus colaboradores têm a mesma postura neste ambiente. Afinal, eles também são clientes como todo mundo e possuem satisfações e insatisfações. Por isso, algumas corporações produzem manuais com códigos ou políticas de conduta específicas para as mídias sociais. O objetivo é estabelecer princípios que norteiem as manifestações de funcionários na internet. É importante ressaltar que sua empresa respeita o direito dos colaboradores em expor suas ideias e pensamentos, porém é necessário salientar que ações em desacordo com as recomendações descritas no manual e que violem políticas, normas, procedimentos, ou provoquem impacto negativo nas operações e/ou imagem da empresa serão sujeitas à análise dos departamentos competentes. Nestes casos, é recomendável apurar os fatos e definir medidas disciplinares cabíveis a cada situação.
Tudo isso faz parte do processo de reconhecimento de sua marca, ganhando confiança das pessoas, promovendo e sustentando a reputação da empresa. Então, se você precisa de comunicação interna, entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos ajuda-lo.