Criação de identidade visual: garantia de credibilidade para a organização

Por Filipe Andrade

Que toda organização precisa de uma comunicação estruturada para transmitir sua mensagem a seus públicos de interesse isto é fato. É fato também que essa comunicação precisa ser padronizada, mesmo estando disponível em diferentes formatos e plataformas. Ou seja, considerando as variações de linguagem, que dependem do espaço utilizado para informar, a mensagem precisa ser inalterável – alinhada com os objetivos da organização.

Para manter essa estrutura de comunicação em sintonia com a instituição, cria-se uma identidade visual. Uma forma de identificar a organização. Um recurso visual, que permite ao público relacionar, num primeiro momento, mensagem e instituição. É, portanto, a marca da organização, aquilo que primeiramente vai dizer quem é o emissor de determinada mensagem.

Por isso, é tão importante para o sucesso de uma estratégia de comunicação. Até porque não existe uma boa estratégia de comunicação sem pensar na identidade visual – logomarca, template do site, diagramação das house organs, imagens a serem inseridas nas páginas de redes sociais na internet, layout de press releases, etc.

Como primeira impressão de um produto informativo, a identidade visual vai determinar em que medida a comunicação será eficiente.

A criação dessa identidade visual fica por conta de um designer e o serviço é oferecido por grandes agências de comunicação. Para a formatação desse serviço, leva-se em conta a história, a estratégia e a visão da organização. Essa identidade também não pode ser estática, fechada, mas adaptável às diferentes plataformas (assim como a mensagem). A manutenção desse padrão, mesmo diante dessas ‘variações’, é determinada pelos manuais de utilização de marca, que são elaborados como forma de garantir que a identidade visual seja respeitada, de acordo, por exemplo, com a aplicação de cor, fundo, tamanho, etc.

Como resultado, tem-se uma estrutura comunicacional sólida, dinâmica e que demonstra o cuidado da organização com sua imagem e, consequentemente, gera credibilidade junto a seus públicos.

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