Dicas de SEO para seu texto sair na frente

Por Thamyris Barbosa

Português impecável e estratégias de redação não são mais suficientes para colocar seu texto entre os mais acessados da semana. Esses pontos são importantes sim, fundamentais, aliás. Mas não são rastreados pelos buscadores na hora de encontrar seu material neste mar de informações que é a internet. Para fazer com que seu conteúdo se sobressaia entre os outros, as técnicas de SEO podem ajudar.

Você provavelmente já viu essa sigla em algum lugar. Ela é uma abreviação de Search Engine Optimization que, na prática, é o conjunto de técnicas que otimizam seu conteúdo nas intermináveis listas do Google, Bing, Yahoo!, Ask, entre outros. Com essas estratégias, seu texto pode sair na frente e alcançar muito mais readers, curtidas e compartilhamentos. E já que destacar-se é crucial para o mundo corporativo, separamos abaixo algumas dicas que vão ajuda-lo a adequar-se ao manual de redação dos mecanismos de procura:

Título – Os títulos devem ser sempre impactantes, concisos e conter uma ou duas palavras-chave (de preferência ao lado esquerdo da página). O ideal é não ultrapassar os 70 caracteres para não aparecer quebrado nas páginas de pesquisa.

Palavra-chave – As palavras-chave são as grandes protagonistas de qualquer técnica de SEO. Elas devem ser escolhidas criteriosamente, vale até dar uma pesquisada para descobrir quais são as mais usadas.  O ideal é que elas apareçam, além de no título, no primeiro e último parágrafo e também em alguns intertítulos. Tenha cuidado para não abusar delas, senão será “punido” pela repetição e não aparecerá nas buscas de usuários.

Tamanho – Nem tão longo, nem muito curto. O texto deve respeitar, em média o limite de 300 a 500 palavras. É claro que tudo vai depender da quantidade de informações e do estilo de escrita do autor, mas cuidado para não extrapolar.

Links – Pense assim: você precisa manter o seu leitor no seu site. Se ele foi parar lá, não deixe-o sair tão cedo. Para isso, você deve oferece-lo conteúdos com o mesmo assunto. Se esses links estiverem “camuflados” no meio da leitura, melhor ainda. A ideia é emendar um assunto no outro, segurar o leitor ao máximo na sua página e fidelizá-lo.

Com esse breve tutorial, você não irá se tornar nenhum expert em SEO, mas poderá aumentar muito os acessos à sua página. Vale lembrar que assuntos atuais e uma escrita envolvente são tão essenciais quanto qualquer técnica de otimização. Por tanto, abuse da sua inspiração.

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