Estratégias para melhorar a comunicação de sua empresa

Por Bruno Uehara

Existem diversas formas para uma empresa se comunicar efetivamente com seus públicos de interesse – os chamados stakeholders. Seja com colaboradores ou em divulgações externas, as agências de comunicação podem identificar eventuais falhas nos processos e desenvolver as ações mais adequadas para cada necessidade específica. Confira quatro exemplos de estratégias para melhorar a comunicação de sua empresa:

  • Aplicativo personalizado

Newsletter e jornal mural são meios tradicionais de comunicação interna muito utilizados, mas nem sempre despertam interesse dos colaboradores. Atualmente, existem aplicativos desenvolvidos especialmente para as empresas, que permitem o envio de alertas pelo celular e oferecem serviços que facilitam a interação, disponibilizando desde comunicados importantes até agendas de aniversários dos funcionários.

YouTube, Facebook, Instagram e até mesmo WhatsApp tornaram-se poderosas ferramentas de divulgação, pois geram engajamento e rápida propagação de conteúdo, principalmente das “falsas notícias”, também conhecidas como fake news. Por isso, é fundamental que o planejamento de posts nas redes sociais seja realizado por profissionais com experiência no gerenciamento de crises, que podem ser evitadas por meio do social media training.

  • Ações com press kit

O press kit pode ser um meio eficiente para gerar conhecimento de marca ou até mesmo divulgar campanhas à imprensa e influenciadores digitais. Para que a estratégia alcance o público esperado, as agências de comunicação selecionam jornalistas e blogueiros adequados para cada tema específico. Entre os influenciadores, existem os mais famosos – que podem cobrar cachês altos por um pequeno espaço nos “Recebidos do dia” –, e também os micro-influenciadores, com perfis a partir de 5 mil seguidores, que são alternativas mais acessíveis.

  • Preparo para entrevistas

Conseguir um bom desempenho em entrevistas com a imprensa não é tarefa fácil, principalmente em situações de crise. Para evitar imprevistos e erros comuns diante dos holofotes, é importante que os representantes das empresas – os porta-vozes – estejam aptos a se comportar da forma mais adequada, seja em frente a gravadores de rádio ou às câmeras da TV. Os media trainings, oferecidos por profissionais especializados em comunicação, simulam situações reais e apresentam relatórios de desempenho com dicas de melhorias em postura, fala, discurso, entre outros pontos importantes.

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