Por Lívia Caixeta
O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contanto com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Destes usuários, 80% seguem o perfil de alguma marca na plataforma, segundo dados divulgados pelo próprio Instagram. Mas será que a sua marca sabe se destacar nessa rede social e evitar o overview do posicionamento?
Pensando nisso, separamos nesse post 5 dicas de diagramação para feed do Instagram que farão seu negócio se destacar na rede social queridinha do momento.
Comunicação em redes sociais visuais
Desde tempos de Fotolog e Flogão, o universo online tem sido direcionado ao compartilhamento de imagens, chegando hoje ao Instagram, rede que só fica atrás do Facebook quando o assunto é engajamento dos usuários. Nessas plataformas o objetivo é compartilhar imagens que dizem muito sobre você, sua marca e seu posicionamento.
Com tantas atualizações e mudanças de algoritmo, nem tudo o que é publicado aparece para seus seguidores, o que os leva, muitas vezes, a acessar diretamente seu perfil e visualizar sua página.
E, como numa apresentação institucional, a forma como as imagens são dispostas dizem muito sobre seu posicionamento. Imagens com qualidade e bem produzidas são como manchetes, levam o seguidor a acessar o conteúdo e quem sabe iniciar uma jornada de compra ou relacionamento com a marca.
Imagem é conteúdo! O conteúdo visual no Instagram chega a ser mais relevante que a informação elaborada no post. Mas, também não precisa ser uma super produção, porque as pessoas querem ver o “real life” dos perfis.
Antes das 5 dicas vai uma sugestão: já pensou em seguir o próprio Instagram no Instagram? É uma ótima tática para ter sempre por perto referências sobre como os especialistas da plataforma estão usando e abusando dos recursos disponíveis.
Então anota aí 5 dicas de diagramação para dar um upgrade na comunicação visual da sua marca:
1) Coerência:
Texto e imagem precisam conversar, eles se complementam
2) Personas:
Explore informações físicas que representem seu posicionamento de mercado. Conheça seu público e identifique suas personas.
3) Qualidade:
Fotografias em alta qualidade são regra. Invista em um ensaio ou um bom banco de imagens
4) Curadoria:
Faça uma boa seleção de imagens e nada de postar fotos com equipamentos eletrônicos desligados, repetir imagens ou usar fotos parecidas
5) Real life no Instagram:
Publique imagens que tenham ligação com a sua realidade, sem edições exageradas; aposte na diversidade!
Lembre-se: seu feed é o seu cartão de visitas nessa rede social!
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