Por Marianne Mitsui
Blog corporativo: é uma forma de interação tanto com o público interno como o externo. É um espaço colaborativo que permite troca de informações e envio de comentários.
Box: recurso utilizado para delimitar o espaço de um texto complementar. Pode conter uma informação extra, uma observação ou uma nota.
Café com o presidente: encontro promovido entre funcionários e presidente para a troca de ideias, reclamações e sugestões, a fim de um melhor relacionamento entre as pessoas.
Canal de escuta de empregado (ouvidoria interna, ombudsman, linha direta): espaço nas entidades que recebe críticas, reclamações e sugestões de funcionários. É um importante meio de comunicação para interceder entre as partes envolvidas, a fim de evitar conflitos.
Circular: é uma mensagem dirigida a um determinado departamento ou setor, visando repassar avisos e determinar regras e ordens.
Comunicação em cascata: é um processo de comunicação hierárquico, em que as informações são repassadas de um segmento a outro e de cima para baixo.
Comunicação face a face: é o contato direto entre os funcionários e o chefe de uma empresa,
Comunicação integrada: busca aliar questões de diferentes divisões em uma empresa, com o propósito de estruturar um planejamento eficaz de comunicação integrando jornalistas, publicitários, relações públicas, entre outros setores.
Comunicados internos: são realizados para divulgar qualquer informação importante e específica que diz respeito a todos os funcionários ou apenas a um grupo. Podem ser enviados por e-mail, publicados na Intranet ou até mesmo serem colocados em cartazes.
Convenção anual: festas realizadas com a intenção de reunir todos os envolvidos com a empresa fora do ambiente de trabalho, em uma atmosfera descontraída para melhor relacionamento entre todos.
Endomarketing: trata-se de uma estratégia de marketing voltada para o público interno. Seu planejamento, na maioria dos casos, é feito pelos Recursos Humanos da empresa.
Endpoint: ícone que representa uma organização ou entidade, utilizado normalmente em revistas para indicar o fim de uma matéria.
Evento interno: são eventos regulares para reunir todos os funcionários de uma empresa ou grupos específicos. Visa à integração e um melhor relacionamento entre todos os setores.
Foto legenda: matéria com predominância de fotos que acompanham pequenos textos descritivos.
House Organ: é o canal de comunicação interna em uma empresa. Seja um jornal ou uma revista, o veículo é importante para que o público interno da entidade saiba de tudo o que acontece em seu local de trabalho. As matérias são mais frias já que normalmente é bimestral.
Intertítulo: títulos menores inseridos ao longo do texto, permitindo que a matéria fique menos carregada e fácil para a leitura.
Intranet: é um sistema de redes privadas de uma empresa. Todos os funcionários possuem um cadastro e podem acessar notícias institucionais, contatos específicos, telefones úteis, entre outros.
Jornal mural: periódico de comunicação interna, normalmente fixado em áreas de grande circulação de pessoas. Conta com diversos colaboradores, trazendo informações relevantes e em destaque na empresa. Nele as matérias são factuais, pois normalmente é quinzenal.
Layout: combinação de componentes gráficos que, diagramados, deve formar um conjunto harmonioso tanto numa revista, jornal, cartaz, ou newsletter. É importante que o layout de todo comunicado seja visualmente adequado, pois carrega consigo uma boa impressão diante dos funcionários.
Linha fina: complemento do título que resume a matéria em poucas frases.
Newsletter: é um boletim eletrônico informativo, enviado regularmente para setores específicos na empresa como forma de divulgação das últimas notícias importantes, ações, concursos ou festas.
Olho: citação ou frase do texto que é destacada na diagramação da página.
Programa de recompensa: uma ação de endomarketing realizada com o objetivo de aumentar a produtividade dos funcionários através recompensas.
Projeto social: promovido pelas empresas para estimular a integração entre os funcionários participantes e reforçar o auxílio a uma causa social.
Ponto focal: é o funcionário que atua dentro de um setor específico da empresa e na maioria das vezes não é do departamento de comunicação. Por ser uma pessoa ativa com os companheiros de departamento, ele que leva as informações relevantes para o departamento de comunicação da empresa e que muitas vezes viram matérias interessantes no house organ.
Rádio peão: é um meio de comunicação não-oficial, que gera informações incertas e sem confirmação.
Rede Social Corporativa: são plataformas exclusivas, voltadas para profissionais trocarem informações de forma mais prática e rápida.
Retranca: nome dado ao texto/palavra menor localizado acima do título em um layout, identificando o assunto da matéria.
Reunião de resultados: acontece regularmente com o intuito de alinhar resultados positivos e negativos produzidos pela empresa. É importante para reforçar o relacionamento entre cliente e equipe.
Subtítulo: pequena frase colocada abaixo do título para complementá-lo com mais informações.
TV / Rádio Corporativa: veículos exclusivos para a comunicação interna. São canais atrativos para a divulgação da empresa, pois permitem o uso de aparatos audiovisuais.
Se você se interessou pelo Glossário de comunicação interna, confira o Glossário de assessoria de imprensa que a Race preparou para você.
*Marianne Mitsui é assessora de imprensa na Race Comunicação
Interessado nesse assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.