Glossário de Media Training

Por Rodolfo Zanchin

Assessoria de imprensa: sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.

Audiência: Método para mensuração de pessoas impactadas.

Briefing: conjunto de informações sobre determinado assunto, projeto ou serviço.

Comunicado de imprensa: texto objetivo que relata o posicionamento oficial da empresa, pessoa ou entidade sobre determinado assunto.

Entrevista: conversa entre o entrevistador e o entrevistado em que perguntas são feitas pelo jornalista de modo a obter informações necessárias por parte do entrevistado.

Entrevista coletiva: reunião com os principais jornalistas-alvo com o intuito de informar de forma assertiva e estratégica o que a empresa deseja divulgar.

Espaço editorial: declaração de opinião de um editor sobre você e seu negócio. Além disso, um termo para a cobertura da mídia gerada pela equipe de notícia. Editorial é também um texto, feito pelo editor, que resume e comenta as matérias de uma publicação (normalmente em revistas).

Exclusiva: notícia, entrevista ou artigo de destaque que apenas um jornal, revista, rádio, site ou televisão pode publicar/apresentar. Normalmente, esse tipo de destaque é negociado previamente pela agência de assessoria de imprensa do entrevistado.

Fact Sheet: material trimestral, semestral ou anual de uma empresa com o objetivo de divulgar informações relevantes, como por exemplo: perfil, história, área de negócios e resultados de uma empresa, etc.

Fechamento:  momento em que os jornalistas estão produzindo ou revisando suas matérias e que serão reproduzidas em seus respectivos veículos de comunicação. Pode ser também o momento em que estão diagramando uma revista e “fechando” o material para enviar para a gráfica.

Fonte: porta-voz treinado e preparado para falar sobre determinado assunto referente a empresa.

Gerenciamento de crise: estratégia utilizada para minimizar impactos negativos na mídia, através da divulgação do esclarecimento da empresa de forma ágil e objetiva, visando eliminar eventuais polêmicas.

Key messages: palavra-chave ou frase que a assessoria de imprensa, a própria empresa ou o departamento de comunicação têm a intenção que seja retida pelo público.

Media training: simulações realizadas com o profissional, que é um porta-voz, para que tenha efetividade como um gestor de comunicação, embora seja líder em outra área. Diz respeito sobre como funciona a mídia e informações que os jornalistas buscam e quem são estes profissionais.

Meet and Greet: conhecido também por alguns profissionais como goodwill, é uma espécie de reunião realizada, geralmente de forma rápida entre fonte, assessor de imprensa e jornalista para propor pautas, conversar sobre a fonte e apresentar ideias ou pontos de vistas sobre possíveis matérias.

Notícia: texto informativo referente a um acontecimento sobre determinada situação relevante para o público de cada veículo.

Off: são informações fornecidas por uma fonte para um repórter e que, quando previamente acordado com os jornalistas, não pode ser publicada ou usada de qualquer forma.

Pauta: orientação que os repórteres recebem descrevendo que tipo de reportagem será feita, com quem deverão falar, onde e como. Pode ser também o enfoque sobre algum fato.

Porta-voz: representante de uma organização e que é uma fonte especializada disposta a comentar com a imprensa sobre uma questão pontual.

Press kit (Informações para imprensa): kit com informações específicas entregue aos meios de comunicação por uma empresa. Normalmente contém material base, fotografias, ilustrações, comunicados de imprensa e em alguns casos, brindes da empresa que está divulgando.

Press release: ou News Release, ou ainda, apenas Release é a forma escrita mais comum, usada em relações públicas, para anunciar notícias e informações sobre produtos, serviços, empresas, etc.

Q&A: documento que possui possíveis perguntas e prováveis respostas para muitos assuntos referentes a um assunto, projeto ou serviço da organização

Reputação: imagem do público em relação a uma pessoa, entidade ou empresa.

Stakeholder: conhecido também como público de interesse, é a parte que afeta, ou que podem ser afetadas pelas ações de uma organização.

Sugestão de fonte: é uma ferramenta de assessoria de imprensa na qual você oferece seu porta-voz para determinando mailing list de jornalistas.

Sugestão de pauta:  mensagem escrita para introduzir uma fonte ou ideia da história para um ou mais jornalistas.

Talking points: declarações sucintas que abordam pontos cruciais sobre determinado tema.

* Rodolfo Zanchin é assessor de imprensa na Race Comunicação.

Ficou interessado sobre o assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »