Influenciadores digitais: do planejamento à ação

Por Bárbara Christan

Em um tempo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, as estratégias de marketing precisam se adaptar às tendências e novidades tecnológicas que chegam a todo instante.

O Instagram, uma das redes sociais em ascensão no Brasil e no mundo, já mostrou para o que veio, e cada vez mais disponibiliza recursos para vendas online, como o link nos Stories em formato de swipe up e, recentemente, a função de compras no feed. Este último permite a marcação de produtos nas fotos e direcionam para um e-commerce ou link direto. Assim, o consumidor pode finalizar a compra sem sair do aplicativo.

Juntamente com essas funções, outra forma de aumentar as vendas e o reconhecimento de marca são ações com influenciadores digitais – principalmente no Instagram e YouTube. Com eles, a divulgação de produtos e serviços pode ser mais em conta e atingir melhores resultados, além de contribuir para uma imagem positiva e gerar confiança na empresa.

Mas como saber se o seu negócio precisa de parcerias com influenciadores e prosseguir com as ações?

  1. O primeiro passo é levar em conta o seu segmento: entenda o seu produto/serviço e analise se ele se encaixa no espectro de divulgação digital. Seus concorrentes estão nas redes sociais através de influencers? Caso estejam, analise se eles obtêm um bom resultado e o que têm feito para se destacar nesse meio.
  2. Procure também analisar a sua persona. Esta etapa é muito importante! Considere os hábitos de consumo, faixa etária, o que mais gosta de consumir na internet, se está mais presente no YouTube com vídeos, ou no Instagram, preferindo imagens e/ou vídeos curtos. Investigue também suas necessidades de consumo e quais pessoas mais influenciam em sua decisão de compra. Com essas informações em mãos, fica mais fácil decidir se ações com influenciadores trarão bons resultados. [Confira mais detalhes sobre como criar personas para sua estratégia de comunicação nesse artigo do nosso blog]
  3. Busque saber quais influenciadores tem a ver com seu negócio e explore as áreas relacionadas: moda, beleza, lifestyle, gastronomia, cultura, empreendedorismo. Selecione alguns nomes e analise a quantidade de seguidores, quais produtos eles divulgam, os índices de alcance e engajamento, e também sua reputação no meio – a ascensão ou declínio do influenciador pode alavancar ou prejudicar o desempenho!
  4. Se optar pela estratégia de divulgação com influenciadores, estruture-se! A empresa precisa estar preparada financeiramente com os custos da ação e também para lidar com as consequências das ações digitais, como por exemplo, aumento do fluxo de vendas e de interação nas redes sociais. Prepare-se para receber muitos acessos ao site (isso significa que o planejamento deu certo), estoque o produto em divulgação (ele pode acabar!) e ofereça um bom atendimento ao consumidor.

Ponderando esses pontos, o sucesso vai ser garantido em qualquer ação!

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »