Infografia na comunicação corporativa, comunicação mais efetiva

Por Lívia Caixeta

A comunicação, com quem quer que seja seu público, só será eficiente se a mensagem que se pretende passar chegar ao receptor sem que haja ruídos. Ou seja, a informação tem de ser apreendida limpa e clara, sem margem para outras interpretações. Este desafio torna-se ainda maior quando nos vemos inseridos em uma realidade em que as informações estão em toda parte a todo momento e o tempo para acessá-las, e compreendê-las, é da mesma maneira rápido. Desta forma, uma das maneiras bastante eficientes de resolver este desafio é pela comunicação visual, por meio dos infográficos, muito utilizados, principalmente com o vertiginoso alcance das redes sociais.

“Infografia ou infográficos são um tipo de representação visual gráfica, que ajuda a apresentar dados e explicar questões complexas, conduzindo a uma melhor compreensão.[1] Os infográficos jornalísticos costumam ser caracterizados pela junção de textos breves com representações figurativas e esquemáticas, cujo objetivo é a explicação de algum conteúdo para o leitor. Além do seu uso no meio jornalístico, podemos encontrá-los em manuais técnicos, educativos ou científicos, entre outras publicações.” (Wikipedia)

Reproduzir um conteúdo por meio de imagens deixa-o mais leve e muitas vezes mais objetivo. E não há limites para aplicar um infográfico. Pode ser usado em qualquer publicação de uma empresa (boletins, newsletter, email marketing, revistas internas, etc.) além dos meios online, onde estão sendo amplamente empregados.

Então, se você quer prender a atenção de seus colaboradores e públicos relacionados ao seu negócio, não deixe de explorar ao máximo essa ferramenta!

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »