Informação no ambiente corporativo

Por Livia Caixeta

Quanta informação existe em um ambiente corporativo? Talvez seja necessário um bom tempo para conseguirmos responder a esta pergunta com todas as implicações que ela pode provocar. Mas, o início da resposta pode encontrar-se na resposta de outra pergunta um pouco menos complexa: Quais são as fontes de informação da sua empresa? E ainda… Como a informação chega aos seus funcionários?

Já comentei em um Insight anterior – Funcionários: os primeiros porta-vozes de uma empresa – sobre a importância de manter funcionários bem informados. Por isso, pequenas, médias e grandes empresas precisam prospectar, elaborar e disseminar mensagens estratégicas ou não, e que influenciarão direta ou indiretamente nos resultados do seu negócio.

Um Treinamento bem orientado de Comunicação Interna é capaz de oferecer não apenas ferramentas, mas as melhores estratégias para engajar os funcionários de uma empresa.  Vamos tentar entender como isso acontece em 3 passos:

O passo número 1 é entender que Comunicação Interna é diferente de Endomarketing. Em linhas gerais, e sendo bem objetivo, podemos dizer que a Comunicação Interna são os processos comunicacionais, ou seja, a forma com que a empresa vai conversar com seu público interno; o Endomarketing por sua vez são as interações que acontecem entre a empresa e seus funcionários e está diretamente ligado à cultura organizacional

Endomarketing RaceComunicacao

 

O passo número 2 exige um conhecimento do perfil dos funcionários de sua empresa. Isto será determinante para definir os discursos e as ferramentas mais eficazes para alcançar o objetivo; e nem sempre a solução estará em apenas uma ferramenta…

Resultados RaceComunicacao

E o passo número 3 são os resultados! Como vamos mensurar a eficiência de todo esse planejamento? Números, gráficos, pesquisas… Qual a melhor forma de fazer isso? A melhor forma de encontrar os resultados de um bom trabalho de comunicação interna está na “individualidade” de cada empresa, pois cada realidade determinará a relevância dos indicadores escolhidos para este trabalho.

Perfil funcionarios RaceComunicacao

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »