O marketing de influência é uma estratégia que busca alavancar a promoção de marcas e produtos por meio da colaboração com influenciadores digitais. Embora o nome sugira uma prática exclusivamente voltada para o marketing, essa abordagem muitas vezes é administrada por agências de relações-públicas (PR), visto que a maneira como os influenciadores apresentam suas percepções sobre um produto ou marca podem ter um impacto midiático na reputação das organizações.
Influenciadores são indivíduos que possuem muitos seguidores nas redes sociais e têm o poder de moldar opiniões e comportamentos de compra, por exemplo. Sua capacidade de engajar e persuadir uma audiência torna-os parceiros valiosos para as empresas. A colaboração com influenciadores pode assumir várias formas, como convites para eventos exclusivos, press trips (viagens organizadas para a imprensa) e envio de press kits (os famosos #recebidos).
Press kits: etapas para um planejamento de sucesso
Press kits são pacotes elaborados especificamente para informar jornalistas e influenciadores sobre lançamentos de produtos, embalagens, marcas ou serviços. Eles têm dois propósitos principais:
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Chamado para a ação: incentiva a divulgação de novidades e participação em eventos ou trends;
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Reforço de relacionamento: servindo como lembrança positiva após uma interação nas redes sociais.
O processo envolve várias etapas, começando pela elaboração e aprovação de um mailing específico para aquela ação que contemple não apenas o público final destinado para o produto, mas pessoas que atinjam esse demográfico, levando em consideração pontos como: localidade, idade, gostos, tipo de conteúdo produzido e média de engajamento. É importante ressaltar que estes dados não necessariamente condizem ao perfil do influenciador selecionado, mas sim ao perfil do público que ele atinge.
A coleta de informações de contato é fundamental para garantir que você tenha todos os meios necessários para se comunicar efetivamente com estes influenciadores antes, após e durante a ação. Além da escolha do influenciador, outra etapa importante é a criação do press kit. Ele deve comunicar algo, mas também deve apresentar alguma utilidade para quem o recebe.
Nos dias atuais os consumidores de modo geral estão mais preocupados com questões sócio-ambientais, a escolha do material utilizado na composição do seu kit, a finalidade do seu brinde e a aplicação deste no dia-a-dia fazem total diferença no resultado final e impacto da ação, refletindo de maneira positiva à imagem da empresa.
Isso nos leva à escolha de fornecedores, que é diretamente ligada à ideologia apresentada na concepção dos kits. Procurar fornecedores que estejam alinhados com estes ideais e forneçam materiais de qualidade e com um bom acabamento é essencial para o desenvolvimento da ação. Uma vez que os press kits estejam prontos, é hora de enviá-los, garantindo que o material promocional ou o produto chegue aos influenciadores inteiros e de maneira apresentável.
Press kit enviado, e agora? É importante monitorar e avaliar como os influenciadores estão interagindo com o produto e a marca, utilizando ferramentas para acompanhar hashtags relacionadas e menções ao perfil da marca. Para fortalecer esse relacionamento, os follow-ups são indispensáveis, enviar e-mails de acompanhamento é uma ótima maneira de verificar se os influenciadores receberam o kit e se estão satisfeitos. Usar diferentes canais de comunicação torna o contato mais pessoal e contribui para estabelecer um forte vínculo com os influenciadores.
Construindo relações transparentes e próximas entre marcas e influenciadores
A construção de uma relação sólida e transparente entre influenciadores e marcas é crucial. As empresas devem fornecer informações detalhadas e precisas sobre seus produtos ou serviços e permitir que os influenciadores escolham os aspectos que considerem mais relevantes para seu público. Em parcerias pagas, as colaborações costumam seguir roteiros específicos, o que permite que as marcas orientem a mensagem que será transmitida e enfatizem aspectos ou claims institucionais que poderiam não ser mencionados de maneira orgânica.
Na Race Comunicação, implementamos essas duas abordagens de forma estratégica, alinhando o orçamento às especificações e objetivos dos nossos clientes, além de considerar as melhores práticas para cada ação específica. Em termos de resultados, em campanhas orgânicas que envolvem de 15 a 100 influenciadores, conseguimos alcançar entre 80% e 100% desse público, garantindo ao menos uma publicação por usuário.
Nas ações pagas, adaptamos nossa estratégia de acordo com as preferências do cliente, respeitando os limites do orçamento para a campanha e considerando os valores sugeridos pelos influenciadores. As negociações podem incluir pacotes e combos, como a produção de reels combinado com stories, ou a entrega de um único post no feed. Todos esses fatores influenciam o valor final cobrado pelos criadores de conteúdo, permitindo uma personalização eficaz de cada campanha, e garantindo que o resultado atenda às expectativas do cliente.
O marketing de influência é uma estratégia fundamental para marcas que buscam se conectar com seu público de maneira autêntica e envolvente. Colaborações bem-sucedidas com influenciadores digitais não apenas ampliam a visibilidade da marca, como também podem impulsionar significativamente as vendas, proporcionando um retorno positivo sobre o investimento.
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