Mídias Sociais: a alavanca do e-commerce

Por Thamyris Barbosa

Entenda como as redes sociais ajudam no relacionamento com o público-alvo

Que o brasileiro é fascinado por internet, todos sabem.  São mais de 9h por dia navegando, o que nos coloca em terceiro lugar no ranking de países que mais acessam a rede. O que você talvez não saiba é que, dessas nove horas, quase quatro são gastas apenas em redes sociais.

Não é à toa que hoje tantas empresas investem tempo, dinheiro e expertise para chamar a atenção dos usuários no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e outras plataformas. Mesmo você, empresário de e-commerce, já ouviu muitos dizerem que sua empresa precisa ter uma atuação mais expressiva nessas redes. Mas você sabe exatamente o por quê? Se não sabe, aí vão 3 motivos que te farão olhar com mais carinho para elas.

Quem não é visto, não é lembrado

E como vale essa máxima quando o assunto é vendas, não é mesmo? Ser visto é fundamental, mas nas redes sociais é decisivo. Acredite ou não, 75% dos consumidores compram os produtos que veem sendo compartilhadas nas páginas dos amigos/conhecidos. Então o simples fato de lembrar o seu público da sua existência já é uma ótima estratégia.

Pense comigo, se dentro dessas quatro horas ele/ela puder dedicar 30 segundos assistindo àquele vídeo sobre seu portfólio, lendo sobre sua marca ou vendo as fotos daquela digital influencer usando seus produtos, muito já terá sido conquistado. E, por outro lado, se o potencial cliente não for impactado pela sua comunicação, certamente será encontrado pelo concorrente. Melhor se antecipar.

Amigos, amigos. Negócios também.

As redes sociais tem o grande poder de aproximar pessoas. Então por que não usá-las para ficar mais próximo do seu público como empresa? Ninguém gosta de saber que é apenas um número no fim do mês. Os clientes querem conhecer e interagir com as marcas que consomem. Quando uma marca interage com os consumidores, mostra que a relação pode ser muito mais do que comercial. Isso o deixa a um passo da fidelização.

Você sabe com quem está falando?

Se não sabe, é melhor descobrir. E as redes sociais são uma excelente forma de conseguir isso. Lá você poderá sentir qual é a aceitação do seu público em relação a um determinado produto ou ideia. Além disso, terá muitas vezes feedbacks sinceros e grandes oportunidades de se adaptar às novas demandas. Quanto mais conhecemos a pessoa que conversamos, mais fácil é entender quais são suas necessidades. Invista tempo e energia nisso.

Como mostrado acima, há muitos outros motivos para se inserir nas redes sociais com uma conta corporativa. Mas, lembre-se, é preciso trabalhar essa ferramenta estrategicamente. Não caia na armadilha de gerenciar seu perfil empresarial como faz com sua conta particular. A partir do momento que sua empresa abrir este canal, deve estar preparada para receber e reverter as inevitáveis críticas.  Então esteja certo de que terá braços e olhos suficientes para atender seus clientes. Vale se informar, estudar e até pedir a ajuda de um profissional para se dar bem nesse novo espaço. Mesmo assim, vale o investimento. Seu e-commerce vai agradecer.

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