Negative SEO

Por Livia Caixeta

SEO (Search Engine Optimization) é a sigla em inglês para Otimização para mecanismos de busca e é uma ferramenta cada vez mais utilizada por gestores de conteúdo para melhorar a posição de sites, blogs ou páginas da web na busca orgânica do Google. Esta estratégia confere mais visibilidade e credibilidade ao site ou blog no ambiente web. Desta maneira, o negative SEO são práticas desleais aplicadas para prejudicar toda essa estratégia.

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Este tipo de “ataque” é feito com o único e exclusivo objetivo de prejudicar o posicionamento de um site, geralmente corporativo, e em muitos casos é feito por concorrentes que desejam melhorar o posicionamento de seu próprio site a partir da perda de posição de uma outra página. Com as mais recentes atualizações de algoritmos do Google,a discussão sobre essa prática ganhou visibilidade.

 

Então o negative SEO é um tipo de hackeamento?

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Depende!

“Na medida em que uma tática muda a aparência ou funcionamento de um site ou lhe dá acesso não autorizado, ele pode ser considerado um hacker, dependendo da jurisdição de alguém. Dependendo da cultura e das leis nacionais, a aplicação da definição pode variar consideravelmente. Por exemplo, alguns países podem adotar uma abordagem mais rigorosa do que constitui acesso não autorizado, e alguns podem ter uma atitude mais laissez-faire no que se refere à adulteração de informações.”  (Joe Sinkwitz – Search Engine Land) –

Além disso, a prática do negative SEO pode causar outros danos como:

  1. Por ferir a política de duplicidade dos mecanismos de pesquisa, principalmente os do Google, pode resultar em sanções;
  2. Pode prejudicar os links do seu site, fazendo com que eles tenham baixa qualidade ou viole essas diretrizes;
  3. Invasão de hackers.

Por isso, é muito importante manter o seu site em segurança!

  • Evite programas maliciosos que promovem a invasão de vírus e malwares;
  • Atente-se a duplicidade de informações para que não seja feita de maneira inadequada;
  • Cuidado com as menções nas redes sociais;
  • Nunca deixe de verificar sua lista de Backlink;
  • Monitore a velocidade do seu site.

Portanto, um bom planejamento de gerenciamento de conteúdo é um forte aliado para que um site corporativo não seja punido e mantenha-se não apenas no topo das buscas, mas também livre de ataques de negative SEO.

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