Por Evelyn Spada
O mercado de franquias cresceu 5,1% no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Mas, no meio desse mercado em expansão, como se destacar e atrair consumidores que se identificam com o propósito da marca?
Essa pode ser uma dúvida recorrente de novos empreendedores. Quem investe em franquia sabe que o negócio já está pronto para operar, mas talvez não tenha em seu plano inicial investir em estratégias para se diferenciar frente a concorrência e ganhar espaço. Para gerar credibilidade, se consolidar no mercado e tornar a marca cada vez mais conhecida, é preciso investir em posicionamento com iniciativas distintas e efetivas de comunicação.
Com o trabalho de assessoria de imprensa é possível fortalecer a marca tanto nos meios de comunicação de massa quanto nos veículos especializados no setor. Aparecer de forma espontânea na imprensa pode alavancar a geração de leads, tornar a franquia mais conhecida e, consequentemente, a mais lembrada pelos consumidores, que podem ser novos franqueados.
Com a comunicação ativa trabalhada junto à imprensa é possível gerar valores que a marca preza. Com as redes de franquia, o trabalho pode operar em diferentes frentes para conquistar o sucesso do negócio, como por exemplo, fortalecer a imagem da franquia ou até mesmo gerar a visibilidade necessária para atrair o consumidor final e potenciais investidores. É preciso comunicar com clareza o modelo de negócio, diferenciais, além de apresentar novidades e histórias de empreendedorismo. Ações planejadas e boas narrativas estreitam o relacionamento dos consumidores, por isso não poupe esforços para estabelecer um bom relacionamento com seu público-alvo.
Lembre-se: a comunicação é peça imprescindível para as redes de franquias, afinal de contas quem não é visto não é lembrado!
Ficou interessado sobre como a assessoria de imprensa pode ajudar na expansão da sua franquia? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.