O que é blog corporativo?

Por Bruno Uehara

Rápida e eficiente, a internet se consolidou como uma via indispensável para as empresas destacarem suas marcas e produtos. Além das redes sociais, outras ferramentas são utilizadas para aprimorar a estratégia de divulgação, como o blog corporativo. Utilizado como complemento do site oficial, o espaço é utilizado para atrair, fidelizar e interagir diretamente com consumidores.

Os blogs corporativos unem conteúdo jornalístico e marketing. Apesar de não serem um canal direto de vendas, eles podem ser utilizados para divulgar produtos de uma outra forma, através de matérias curtas que explorem técnicas de storytelling, por exemplo. Empresas dos mais diversos setores como Natura, Magazine Luiza, Nestlé e Odebrecht fazem uso dos blogs. Nas postagens, podem ser encontradas desde notícias de bastidores até o anúncio de novidades.

Entre as plataformas mais utilizadas para criar os blogs estão os populares WordPress e Blogspot. Gratuitos, ambos são didáticos e fáceis de administrar. Um pouco mais avançado, o WordPress oferece ainda uma cartela variada de plugins, que permitem desde a adição de botões para redes sociais até ferramentas que facilitam a criação de infográficos.

O próprio site da Race Comunicação possui um blog integrado que ajuda a aumentar o tráfego de visitantes ao site e que, muitas vezes, são potenciais clientes. “Com a criação do nosso próprio blog, que traz informações sobre nosso setor, aumentamos em mais de três vezes o número de acessos ao site da empresa”, explica o diretor da Race Comunicação, Rogério Artoni.

Esse crescimento no número de acessos trouxe também um aumento significativo nas vendas da empresa. “Quando iniciamos o trabalho em nosso blog, em 2013, nós recebíamos cerca de duas solicitações de proposta por mês. Hoje, o número saltou para cerca de oito solicitações por mês”, complementa o diretor.

Beneficiado pelo baixo custo e alto nível de alcance, o blog corporativo possibilita a interação dos internautas no espaço de comentários. Além de garantir uma relação mais próxima e pessoal, é possível receber o feedback do consumidor, seja ele positivo ou negativo. Esse contato se torna importante na fidelização do consumidor e no aumento de exposição da marca na internet, que se potencializa quando aplicadas as técnicas de otimização de busca (SEO) – capazes de aumentar a presença do blog em sites como o Google.

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