Por Maira Manesco
Os profissionais de comunicação costumam utilizar uma espécie de linguagem própria para tratar alguns termos da área, o que muitas vezes confunde os leigos no assunto. Um destes termos é o boilerplate, o tema do nosso post de hoje.
Criado no Século XVII, o termo fazia alusão às chapas de aço utilizadas na fabricação de caldeiras a vapor para navios e para a identificação da empresa que as havia produzido.
Hoje, o termo ficou conhecido como “sobre a empresa”, um parágrafo único que reúne as principais informações sobre determinada empresa, como informações sobre sua história, breve explicação do negócio, principais produtos e serviços, número de funcionários e conquista de prêmios e certificados.
O boilerplate é reproduzido sempre após um release ou uma notícia sobre a empresa, por isso, deve ser bem elaborado para apresentar a essência da organização sem rodeios.
* Maira Manesco é Assessora de Imprensa na Race Comunicação.
Ficou interessado sobre o assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.