Por Ana Carolina
O publieditorial, também conhecido como informe-publicitário, publispot ou advertorial, é mais uma ferramenta de marketing que utiliza as postagens em blogs para divulgação de um produto, ou serviço de uma empresa.
Independente do nome, o funcionamento é o mesmo. O publieditorial é um post pago, e sua vantagem em relação ao anúncio é o fato de ser mais aprofundado, inserindo a empresa dentro de um contexto, criando uma história que valoriza a organização e fortalece a imagem e o relacionamento com o público.
Há duas maneiras de fazer um advertorial. A organização interessada pode procurar o responsável pelo blog ou site, ou ainda em alguns casos os blogueiros procuram as empresas que oferecem o produto ou serviço que será falado na publicação.
Alguns detalhes também precisam ser acertados sobre a forma como o publispot será feito. Várias abordagens podem ser adotadas, em alguns casos, é divulgado apenas o nome da empresa, ou então uma nova campanha, ou ainda o lançamento de um novo produto.
É importante ressaltar também que os publieditoriais são sinalizados de alguma forma para o leitor, na maioria das vezes no final do texto de uma forma bem discreta.
Uma das grandes vantagens é o público! Primeiramente, os leitores do blog já são um público formado que terá acesso a sua informação. Eles estarão fazendo suas leituras cotidianas, e encontraram em uma publicação informações sobre sua organização.
Segundo, você terá certeza que está atingindo o público certo, pois são pessoas que se interessaram em ler aquele conteúdo que está vinculado de alguma forma a sua empresa e ao que você está querendo divulgar. Resultado, fortalecimento de imagem e relacionamento com o público.