Por Olavo Cassiano
Entre tantos termos da língua portuguesa, temos o “Artigo” como um que transborda significados. Comercial, jurídico, gramatical, acadêmico e até jornalístico, são as áreas onde perpassa para deixar um pouco mais complexo o seu entendimento. Mas vamos lá! O que é um artigo?
Entendemos o artigo, gramaticalmente, como a palavra que antecede o substantivo, que indica o gênero, podendo ser definido ou indefinido. Nos textos jurídicos, cada uma das divisões de leis, decretos e códigos, enumeradas ordinalmente também são consideradas como artigos. Um artigo pode ser tanto cada objeto negociável, na área comercial, quanto um texto científico elaborado para demonstrar resultados de uma pesquisa acadêmica. E para o jornalismo? O que é um artigo?
Em jornalismo, artigo é um texto que expressa uma opinião, pode até informar, mas argumentar sobre algum posicionamento é o cerne do que deve ser apresentado neste tipo de texto. No artigo podemos encontrar críticas, confronto de ideias, análises e comentários sobre um determinado assunto, e até mesmo, humor e ironia.
Entre as características do artigo, temos: liberdade estrutural e de linguagem, variando de acordo com a intenção e o público-alvo do autor; o autor deve dominar o assunto para expressar a sua opinião (nos textos que encontramos por aí, o domínio não é regra, mas proporciona mais credibilidade); o texto deve ser assinado, indicando o autor e isentando o veículo das opiniões tratadas no artigo; um toque de persuasão, pode até não ser explícito, mas ao montar as suas ideias e apresentar em forma de texto, o autor tenta levar o seu público junto, “vender” uma ideia.
Quer expressar sua opinião, mas não é jornalista? Tem uma posição definida quanto aos assuntos polêmicos da nossa sociedade? Domina alguma área e gosta de escrever textos? Se sim para essas perguntas, escreva um Artigo!
* Olavo Cassiano é assessor de imprensa na Race Comunicação
Interessado nesse assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.