Por André Ranieri
O press release é uma das principais ferramentas de uma assessoria de imprensa quando o assunto é comunicação externa. Ele consiste basicamente em um texto, de cunho jornalístico, sobre um cliente específico ou sobre o tema do cliente. O press release não é enviado ao público em geral, mas, sim, diretamente ao jornalista, via e-mail. Justamente por isso, o material deve ser pensado para chamar a atenção logo no título, entre outras ações para otimizar essa ferramenta.
Pontos positivos
Muitas vezes o release é publicado integralmente pelos veículos de comunicação, isso geralmente acontece com mídias de pequena e média relevância. Nos veículos de grande relevância, o principal objetivo é chamar a atenção dos jornalistas ao tema em questão e despertar o interesse deles em falar sobre o assunto. Nestes casos, o redator entra em contato com a assessoria de imprensa buscando um porta-voz da empresa ou mais informações.
Pontos negativos
O press release é uma ferramenta utilizada por praticamente todas as assessorias de imprensa, o que torna a concorrência grande. Vale lembrar que todos os dias, as caixas de e-mail dos jornalistas são bombardeadas por textos neste formato. Por isso, é fundamental enviar releases apenas quando os temas forem realmente relevantes, pois desta forma as chances de eles serem enviados para as caixas de spam dos jornalistas é reduzida.
Disparo de release
Ao invés de disparar o release para um mailing geral, com vários jornalistas, uma boa alternativa é oferecer o material com exclusividade para veículos estratégicos. Enviar um release para um mailing gigantesco é considerado não efetivo e a chance dos veículos mais importantes perderem o interesse, depois de saberem que ele foi enviado para outros jornalistas, é grande.
*André Ranieri é Assessor de Imprensa na Race Comunicação
Sua empresa está precisando ter press releases mais eficazes? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.