Por Marianne Mitsui
A entrevista é a principal atividade realizada no meio jornalístico para que se obtenham as informações necessárias na concretização de uma pauta. Ela não só é uma das práticas mais importantes, como também implica cautela e responsabilidade por parte do entrevistado.
Tanto no caso de uma figura pública, quanto no caso de um porta-voz de uma empresa, é imprescindível a realização do media training, pois assim o entrevistado adquire experiência para se comportar adequadamente nos diversos meios em que a entrevista pode ocorrer, seja ao vivo na televisão, no rádio ou em uma coletiva de imprensa. O importante é ter em mente as respostas apropriadas para cada pergunta e destacar as key messages.
Em alguns casos, a entrevista pode ser por telefone ou até mesmo por e-mail (em portais online esses métodos são comuns devido à demanda constante de notícias). De todo modo, é por meio da entrevista que se conquista credibilidade na mídia, fortalecendo a imagem positiva e transparente da empresa.
Algumas dicas para dar uma boa entrevista, além de fazer um media training (também conhecido como treinamento de imprensa), são:
- Preparação é a palavra chave
- Faça uma lista com as principais informações que quer passar
- Nunca peça para ler o que o jornalista anotou
- Nunca segure o microfone do jornalista (de TV)
- Não fique em silêncio durante muito tempo em uma entrevista de rádio (isso pode demonstrar insegurança)
- Fale com entusiasmo
- Tente transmitir uma informação por frase
- Seja gentil não só com o jornalista, mas com os cinegrafistas, fotógrafos, auxiliares e com o motorista (aliás, isso deve ser regra para a vida!)
- Seja objetivo
- Tenha certeza de que o jornalista entendeu o que você quis dizer