O que é uma entrevista?

 

Por Marianne Mitsui

A entrevista é a principal atividade realizada no meio jornalístico para que se obtenham as informações necessárias na concretização de uma pauta. Ela não só é uma das práticas mais importantes, como também implica cautela e responsabilidade por parte do entrevistado.

Tanto no caso de uma figura pública, quanto no caso de um porta-voz de uma empresa, é imprescindível a realização do media training, pois assim o entrevistado adquire experiência para se comportar adequadamente nos diversos meios em que a entrevista pode ocorrer, seja ao vivo na televisão, no rádio ou em uma coletiva de imprensa. O importante é ter em mente as respostas apropriadas para cada pergunta e destacar as key messages.

Em alguns casos, a entrevista pode ser por telefone ou até mesmo por e-mail (em portais online esses métodos são comuns devido à demanda constante de notícias). De todo modo, é por meio da entrevista que se conquista credibilidade na mídia, fortalecendo a imagem positiva e transparente da empresa.

Algumas dicas para dar uma boa entrevista, além de fazer um media training (também conhecido como treinamento de imprensa), são:

  1. Preparação é a palavra chave
  2. Faça uma lista com as principais informações que quer passar
  3. Nunca peça para ler o que o jornalista anotou
  4. Nunca segure o microfone do jornalista (de TV)
  5. Não fique em silêncio durante muito tempo em uma entrevista de rádio (isso pode demonstrar insegurança)
  6. Fale com entusiasmo
  7. Tente transmitir uma informação por frase
  8. Seja gentil não só com o jornalista, mas com os cinegrafistas, fotógrafos, auxiliares e com o motorista (aliás, isso deve ser regra para a vida!)
  9. Seja objetivo
  10. Tenha certeza de que o jornalista entendeu o que você quis dizer

A sua empresa precisa preparar melhor os porta-vozes? Clique aqui e peça um orçamento de media training para a Race Comunicação.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »