Por Bruno Uehara
Entre diversas ferramentas de comunicação, uma das mais tradicionais e utilizadas no mundo corporativo é a newsletter, que tem como função oferecer as principais notícias de uma empresa em formato de boletim informativo.
Com formato e periodicidade variáveis, a newsletter pode destacar diversos assuntos ao mesmo tempo. Para despertar interesse dos leitores e evitar que se torne spam na caixa de entrada, é importante que as informações sejam relevantes e enxutas ao mesmo tempo, com foco em linguagem menos formal.
Devido a sua capacidade de divulgação espontânea, a newsletter também se mostra eficiente no envio de comunicados urgentes, como no anúncio de fusões e aquisições ou quando é necessário o esclarecimento de assuntos mais delicados no controle de crises, por exemplo.
Tão importante quanto conteúdo é o layout da newsletter, que precisa oferecer além de tudo um visual atraente. O destaque para imagens gera comprovadamente mais resultados, e essas estatísticas podem inclusive ser acompanhadas com o auxílio de ferramentas de mensuração.
Flexível, a newsletter pode se adaptar às necessidades de qualquer empresa. Por isso, continua sendo um veículo relevante de comunicação interna ou externa. Além de engajar colaboradores, é uma ferramenta de fácil acesso e com grande capacidade de alcance.
Se a sua empresa precisa elaborar ferramentas de comunicação, contate a Race Comunicação.