O que é uma sugestão de fonte?

Por Lívia Caixeta

A pauta está pronta, o assunto é o mais comentado no momento, mas falta alguém que sustente todas as informações que você já pesquisou. Você precisa de uma boa fonte!

Uma das grandes dificuldades dos jornalistas (principalmente!) é encontrar alguém que possa sustentar, com bons argumentos, a informação que precisa sair na próxima edição. O tempo, hoje, parece que passa mais rápido, o que torna este desafio ainda mais difícil. Como a comunicação organizacional pode ajudar?

Muitas vezes as assessorias de imprensa podem receber solicitações sobre temas relacionados a seus clientes, mas que não estavam na pauta daquele mês. Isso é bastante comum em tempos de informações velozes e altamente perecíveis. Desta forma, os porta-vozes de uma companhia devem sempre estar preparados para atender não apenas as demandas provocadas pela comunicação da companhia, mas também, aquelas que surgem no cotidiano. Assim ele será uma boa “sugestão de fonte”.

O bom porta-voz é aquele que sabe abordar assuntos relacionados à sua área de atuação e concede entrevistas como “pessoa física”, sem ter a obrigação de falar apenas em nome da empresa. Este tipo de ação agrega ainda mais valor ao trabalho de comunicação da empresa que representa e ainda estreita a relação com a mídia, que passa a vê-lo como uma fonte em potencial.

Além disso, uma ação como esta pode ajudar até a reverter uma situação de crise. Esteja, na medida do possível, disponível e torne-se uma fonte referência no seu segmento de atuação.

* Lívia Caixeta é Diretora da Race Comunicação

Ficou interessado sobre o assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »