Por Evelyn Spada
Você já ouviu falar do social commerce? O social commerce, conhecido também como conceito do comércio social, é a conexão das mídias sociais com o e-commerce, criando a possibilidade de vender e comprar um produto ou serviço por uma mídia social. Hoje em dia, esse conceito é viável e já faz parte do momento atual dos negócios.
As empresas estão enxergando essa oportunidade e investindo cada vez mais na integração das redes sociais aos canais de vendas. Permitir que os consumidores compartilhem suas compras online em seus perfis, expondo conselhos e conhecimentos sobre produtos e preferências de consumo, ajudam as empresas a alavancarem vendas e auxiliam outros usuários na tomada de decisão na hora da compra. Além de transformar as redes sociais em verdadeiras vitrines, os comerciantes conseguem pesquisar opiniões ou recomendações de seus próprios produtos.
Por meio das redes sociais, os usuários recebem recomendações e dicas sobre produtos e serviços de amigos e parentes. De acordo com estudo da Nielsen (2016), 70% dos consumidores globais confiam em resenhas de produtos online e especialistas na indústria acreditam que esse número ainda vai aumentar. Além disso, os usuários gostam de receber ofertas exclusivas por meio de mídias sociais e disseminam a informação de interesse. No social commerce, as empresas estão mais próximas de seus consumidores e segmentam de maneira assertiva campanhas e ações de vendas, além disso, aproveitam essa compra por impulso.
Ainda que tenha todas essas vantagens, o social commerce requer muita atenção dos comerciantes. As marcas precisam entender como utilizar o formato a seu favor. É preciso interagir com os consumidores da mesma maneira como se estivessem pessoalmente, dando todo suporte necessário. O sucesso – ou não – deste comércio está completamente ligado ao gerenciamento deste relacionamento e não descarta a base do social commerce. Isso pode ser, na verdade, um grande desafio.
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