Por Filipe Andrade
Essencial em qualquer organização, uma boa comunicação interna vai além de informar o colaborador. Utilizá-la significa, ao mesmo tempo, levar conteúdos relevantes à equipe de forma a atingir todos públicos de uma empresa e estabelecer um canal que possibilite o contato e uma interação cada vez maior entre organização-colaborador.
Detalhadamente, apresentamos neste texto alguns dos principais objetivos levados em conta no momento de se contratar um serviço de comunicação interna, e seus benefícios.
1 – Informar: Oferecer conteúdos que agregam no dia a dia do colaborador é um dos principais objetivos de uma comunicação interna e um dos primeiros pontos a serem observados. A relevância e a forma como os conteúdos são apresentados vão determinar o impacto, positivo ou negativo, e a aceitação dos canais de comunicação interna.
2 – Acessibilidade: Quanto maior a organização maior a dificuldade em se estabelecer contato mais diretos, seja entre colaborador-colaborador ou colaborador-gestor. Portanto, a comunicação interna deve ser pensada também como uma ferramenta que possibilita a aproximação e contato direto mesmo que em setores diferentes, além de permitir que a equipe saiba de tudo o que acontece na empresa sem, necessariamente, precisar sair de seu local de trabalho.
3 – Engajar: Uma equipe bem informada pode ser um time alinhado e engajado, o que resulta em maior produtividade para a empresa. Isto se dá quando a organização se atenta à necessidade constante de integrar o colaborador a todos os fatos ocorridos e/ou decisões tomadas, por mais simples que sejam, transmitindo-os de forma transparente. Manter o funcionário alinhado à estratégia da empresa contribui para fortalecer a sensação de pertencimento à organização.
4 – Dar voz à equipe: Mais que um canal de informações institucionais, ferramentas de comunicação podem, e devem, estar abertas às sugestões dos colaboradores e, claro, atuar como uma forma de reconhecer os talentos da organização. Afinal, todo mundo também tem uma boa história para contar, o que pode contribuir para inspirar outras pessoas dentro da organização.
* Filipe Andrade é Assessor de Imprensa na Race Comunicação.
Ficou interessado sobre o assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.