Marketing de Influência

Propósito e Marketing de Influência caminham juntos: Integrando o Ikigai à resultados significativos

por Jones Araújo

 

Você sabe como estabelecer um bom relacionamento com influenciadores? Além de serem grandes aliados das empresas para opinar sobre produtos ou serviços, os influenciadores digitais desempenham um papel significativo no marketing de influência, uma estratégia cada vez mais relevante no mundo dos negócios. Paralelo a isso, é preciso que os profissionais dessa área gostem do que faz. Neste cenário, podemos pensar em como usar as Estratégias Discursivas a partir do Ikigai para desenvolver um excelente trabalho.

 

Ikigai, palavra japonesa que significa “razão de viver”, vai além de uma simples filosofia, é um conceito que pode transformar nossa maneira de abordar não apenas o trabalho, mas também a vida. O segredo desta ferramenta está em cinco princípios fundamentais: começar pequeno, libertar-se, buscar harmonia e sustentabilidade, encontrar alegria nas pequenas coisas e estar presente no aqui e agora.

 

Ao aplicar esses princípios ao marketing de influência, fica evidente que os criadores de conteúdo alinhados com seu propósito pessoal (nicho que faz sentido para aquele profissional) tendem a alcançar não apenas melhores resultados, mas também estabelecer parcerias mais significativas e duradouras. Apesar dos algoritmos treinados das redes sociais, conteúdo de valor bem pensado, editado e divulgado ainda proporciona grande chance de sucesso.

 

O Ikigai para o influenciador e para a empresa

 

Em uma análise simples para exemplificar como influenciadores alinhados com seu Ikigai obtém sucesso, podemos usar como exemplo o Arthur Paek. O profissional compartilha nas redes sociais seus dotes culinários em receitas do dia a dia até as mais sofisticadas. Seu jeito de publicar conteúdos sincronizados com as batidas das canções chama atenção da audiência e tem feito seus vídeos atingirem quase 2 milhões de views. ​Em abril de 2024, Arthur possuía cerca de 3,8 milhões de seguidores no Instagram. Agora em julho do mesmo ano, o criador de conteúdo alcança cerca de 4,8 milhões de admiradores do seu trabalho, uma constante projeção de crescimento.

 

O influenciador tem uma série de parcerias em suas redes sociais com diversas empresas. Se associar ao Arthur Paek é atrair uma audiência jovem de 18 a 34 anos que gosta de cozinhar e ouvir boas músicas. Portanto, realizar uma collab com esse influenciador não só permite que uma empresa comunique sua paixão de maneira autêntica, mas também aproveite a influência do profissional para alcançar um público-alvo específico e engajado, resultando em uma parceria estratégica e mutuamente benéfica.

 

Sustentabilidade

 

Encontrar o Ikigai tem um propósito muito forte com o meio ambiente também. Está aí a oportunidade de olhar para aqueles profissionais que têm uma vertente sustentável em todos os sentidos. Perguntas como “qual a audiência desse influenciador?”, “o que ele comunica?”, “seus conteúdos promovem uma mudança significativa para o mundo e fazem match com a empresa?”, devem ser levados em consideração por um profissional de marketing de influência ao escolher um influenciador para uma parceria paga ou orgânica.

 

Por outro lado, as empresas devem estruturar bem a ação antes de contatar um influenciador. Evitar plásticos em embalagem de press kit, proporcionar um mailing diverso, elaborar brindes alinhados com as mensagens-chave e que proporcione boas emoções são bons exemplos de ações que tendem a dar certo. Em caso de evento, é importante pensar na boa experiência que o influenciador irá ter, além de sempre levar em consideração a acessibilidade.

 

Investir em marketing de influência continua dando resultados

 

No contexto brasileiro, líder mundial em número de influenciadores digitais, com mais de 10,5 milhões no Instagram, conforme estudos da Nielsen- empresa líder mundial em medição, dados e análises de audiência- a necessidade de estratégias eficazes de colaboração entre empresas e influenciadores nunca foi tão importante.

 

Uma pesquisa realizada pela BrandLovrs – plataforma que conecta empresas em busca de publicidade a influenciadores digitais – mostra que influenciadores com menos seguidores muitas vezes geram mais engajamento e resultados para as marcas. Podemos associar esse sucesso diretamente com a ideia de que quando desempenhamos bem aquilo que amamos temos resultados surpreendentes, exatamente conforme aponta um dos pilares da ferramenta japonesa.

 

Integrar o Ikigai no marketing de influência não é apenas uma vantagem estratégica, mas também uma abordagem que ressoa com a crescente demanda por autenticidade e propósito no mercado digital. Ao reconhecer e nutrir o propósito dos influenciadores, as marcas não só ampliam seu alcance, mas também cultivam relações mais autênticas e impactantes com seu público-alvo.

 

O Ikigai não é apenas uma ferramenta de autoconhecimento, mas um guia poderoso para maximizar felicidade, saúde e longevidade no trabalho e na vida. Ao abraçar esse conceito no marketing de influência, estamos não apenas elevando nossas práticas profissionais, como também construindo um mercado mais consciente e harmonioso para todos os envolvidos.

E você? Quer saber como pode integrar o conceito de Ikigai na sua estratégia de marketing de influência? Venha tomar um café com nosso time de Relacionamento com Influenciadores Digitais e saiba como!

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