Por Rogério Artoni
Media training ou treinamento de mídia é uma preparação de profissionais para saber como lidar com a imprensa e se tornarem porta-vozes de suas respectivas empresas. Este treinamento tem como finalidade, de uma forma geral, fazer com que o porta-voz evite erros durante entrevistas, entenda como funciona a mídia, os interesses dos jornalistas e como se aproveitar, de forma ética, desse contato com os profissionais de imprensa.
Um porta-voz precisa de um media training quando…
1- …ele conhece muito o assunto, mas não sabe como falar de forma clara e simples sobre o tema.
2- …uma empresa precisa de alguém para atender a imprensa, mas esse profissional nunca teve contato com a mídia.
3- …ele deu entrevista e a matéria foi publicada com várias informações equivocadas.
4- …o profissional concedeu uma entrevista e pediu para olhar o que o jornalista anotou.
5- …ele é muito técnico e não sabe explicar de forma simples o que ele faz.
6- …ele não quer atender a imprensa, porque acha que isso não é importante.
7- …ele não sabe a diferença entre publicidade e assessoria de imprensa.
8- …o profissional dá uma entrevista olhando para a câmera e quer segurar no microfone do repórter.
9- …numa situação de crise, ele e a empresa, acham que o melhor mesmo é dizer “nada a declarar”.
10- …ele acha que dar “off” é um bom negócio sempre.
11- …ele acredita que as matérias são compradas e que se pagar para o jornalista a publicação vai falar bem dele.
12- …ele acha que o cinegrafista ou o fotógrafo são profissionais de segundo escalão e não merecem a mínima atenção.
13- …ele acha que a assessoria de imprensa tem que blindar a empresa e não responder nada do que foi perguntado.
14- …ele acredita que pode revisar uma matéria antes dela ser publicada.
15- …ele acha que sabe como funciona a imprensa, mas não sabe a diferença entre artigo, coluna e matéria.
* Rogério Artoni é Diretor da Race Comunicação
Ficou interessado sobre o assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.