Por Alan Mariasch
Somos um dos povos mais apaixonados pelo mundo online. De acordo com um recente estudo do Conecta sobre nossos hábitos virtuais, os jovens brasileiros conectados à internet possuem em média conta em sete redes sociais, sendo que 96% deles estão no Facebook, cujo aplicativo está presente em 88% dos seus celulares e em 61% dos tablets. E isso num universo de mais de 86 milhões de pessoas com acesso à internet no país, das quais 52,5 milhões o fazem por meio do celular.
Por outro lado, uma pesquisa do Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), após analisar o uso das redes sociais por 6,4 mil empresas brasileiras, constatou que apenas 36% delas tinham presença nessas mídias. Isso nos leva a concluir que ainda trata-se de uma área ainda pouco explorada pelas organizações e com um grande potencial para atingir diversos públicos, pois é lá onde os brasileiros gastam várias horas dos seus dias, em busca de entretenimento e informação. Essa tendência explica em parte porque a televisão e outras mídias tradicionais estão aos poucos perdendo audiência.
Portanto, se você é um executivo de uma empresa que deseja investir no mercado brasileiro, minha sugestão é que dedique parte da sua verba de comunicação e marketing nas redes sociais. Dependendo dos objetivos da sua organização, pode valer a pena criar apenas uma fan page com conteúdo exclusivo no Facebook, um canal de atendimento aos clientes pelo Twitter ou até uma página corporativa no LinkedIn. Ou, quem sabe, estar presente em todos eles ao mesmo tempo.
Seja como for, não há como fugir das redes sociais se você quer se relacionar com o público brasileiro. Mas, para entrar nesse mundo, é vital que sua empresa seja assessorada por profissionais da área, com experiência em novas tendências tecnológicas e em produção de conteúdo, e que sejam capazes de mensurar o retorno do seu investimento. Fundamental também é que parte do orçamento seja direcionado para o patrocínio dos posts, o que vai auxiliar na disseminação e viralização do conteúdo.
Separei um vídeo sobre o assunto:
* Alan Mariasch é assessor de imprensa na Race Comunicação
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