Relacionamento de multinacionais com imprensa local

Por Daniela Dalio

Ao se instalar no Brasil, uma empresa estrangeira deve ficar atenta a uma dezena de desafios – econômicos, burocráticos, sociais, culturais, logísticos, entre outros. E o que nem sempre acontece em um primeiro momento, porém é altamente recomendado é que a comunicação e o relacionamento com a imprensa também devem estar incluídos nesta “cesta”.

É essencial que a empresa já adote um planejamento de como será a sua comunicação com seus públicos de interesse. Neste contexto, a imprensa é um público primordial. E nada mais indicado neste momento que uma boa consultoria de profissionais especializados no relacionamento com a imprensa local.

Uma assessoria de imprensa local entende como funciona a mídia brasileira, que certamente tem suas particularidades e nem sempre (ou quase nunca) será como o país sede da companhia. Uma agência brasileira sabe com quem e como falar – o que vai ser fundamental para direcionar o planejamento de comunicação de acordo com os objetivos da companhia no país.

Vale lembrar também da importância para a empresa, e para o sucesso do trabalho, em adotar uma postura mais aberta no sentido de descentralizar alguns processos. Claro que existirão autorizações e  reportes à matriz, mas, muitas vezes, serão necessárias adaptações ao funcionamento e atendimento da imprensa local.

Por mais credibilidade e reconhecimento que uma empresa estrangeira tenha na mídia nacional, o contato e a forma de relacionamento com os profissionais da imprensa brasileira são fundamentais para não colocar em risco uma imagem e reputação já adquiridas globalmente.

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